ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Brasileiro preso por suspeita de planejar atos terroristas estava em SC

Segurança

há 5 meses


08/11/2023 14h07 - Atualizado em 08/11/2023 14h18


Um dos brasileiros presos nesta quarta-feira (8) por suspeita de planejar atos de terrorismo no Brasil, voltava de Santa Catarina quando foi abordado pela Polícia Federal. A operação, que cumpriu 11 mandados de busca e apreensão, ocorreu em Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal. As informações são do g1.

 

O outro suspeito foi detido no momento em que desembarcava no Aeroporto Internacional de Guarulhos nesta terça-feira (7). As ordens são de prisão temporária para 30 dias. Os dois detidos devem ser ouvidos ainda nesta quarta-feira.

 

Outras duas ordens de prisão contra dois brasileiros, que estão no Líbano e tem dupla nacionalidade, também foram expedidas. Os nomes foram comunicados à Interpol.

 

A ação, batizada de “Trapiche”, tem o objetivo de “interromper atos preparatórios de terrorismo e obter provas de possível recrutamento de brasileiros para a prática de atos extremistas no país”. Durante a operação desta quarta, foram apreendidos celulares, computadores, agendas e anotações.

 

A divisão antiterrorismo da Polícia Federal em Brasília foi alertada para o fato de que brasileiros, vários deles com passagem criminal, estavam sendo aliciados e contratados por comandantes do Hezbollah no Líbano, para promover ataques aqui no Brasil.

 

As investigações descobriram que alguns destes brasileiros fizeram viagens recentes a Beirute para encontros com o Hezbollah, e definiram valores pela colaboração em atos terroristas, lista de endereços a serem atacados e, ainda, o recrutamento de executores.

 

Os recrutadores ou possíveis recrutados para esses atos de violência pode responder por crimes que, somados, podem levar a penas de até 15 anos e seis meses de prisão. As condutas são previstas na Lei Antiterrorismo, que são equiparadas a crimes hediondos onde o crime não prescreve e a pena é cumprida, inicialmente, em regime fechado.

 

Na foto: Militantes do Hezbollah durante funeral em 22 de outubro Majadel, no Líbano, de combatente morto em bombardeio de Israel. — Foto: Hassan Ammar/AP

Fonte: NSC

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande