ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Unesc realiza capacitação com profissionais da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiências da região

Saúde

há 1 ano


30/05/2022 07h41


Imersão ocorre na Unesc e ocorrerá em cinco encontros 

 

A Unesc iniciou na manhã da última sexta-feira (27) mais uma grande imersão com o propósito de qualificar e dialogar com trabalhadores da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência das regiões da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). Os encontros são propostos pela Escola de Gestores e realizados na Universidade.

 

Apresentação do Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Unesc, palestras e estudo de casos, fazem parte da programação. Ao todo, serão cinco encontros buscando a mesma direção: a saúde e bem-estar da população.

 

A Escola de Gestores é uma iniciativa do CER, serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) conveniado com a Unesc que funciona nas Clínicas Integradas da Universidade. No local, são atendidas pessoas com deficiência física e intelectual das duas regiões do Sul.

 

Além de ser um Centro Especializado com inúmeras funções técnicas, o CER tem um papel humanitário, como pontuou a coordenadora do Centro, Mágada Tessmann. "O CER tem função fundamental na educação permanente juntos aos municípios no sentido de dialogar e discutir fluxos, terapêuticas e corresponsabilidade do próprio município uma vez que o paciente está no CER, mas pertence ao território e retorna para ele. O CER ajuda no cuidado dos pacientes e também nos torna melhores com esse compartilhamento próximo e com os ensinamentos diários", disse.

 

Ela lembrou que a primeira edição da Escola de Gestores ocorreu em maio de 2019. "Naquela ocasião dialogamos com a rede de atendimento nas políticas de saúde, educação e assistência social", comentou.

 

Conforme ela, durante a pandemia, os diálogos foram realizados por meio de workshops online. "O CER se posiciona como um potencial articulador da rede, buscando sempre qualificar e fortalecer o trabalho para atendimento às pessoas, pois compreendemos que o contexto social, educacional e de saúde dos pacientes e de suas famílias, exige um trabalho intersetorial", mencionou.

 

O coordenador das Clínicas Integradas, professor José Otávio Feltrin, em sua fala de abertura do encontro, salientou a importância da presença de todos na busca pela excelência do trabalho. "As necessidades são diferentes, por isso é fundamental reorganizar e se aprofundar cada dia mais. Por isso temos que pensar nas pessoas", disse, acrescentando ainda as ações realizadas nas Clínicas da Universidade.

 

"Vamos compartilhar fluxos e abordar sobre a importância da pessoa que está sendo acolhida, sobre acompanhamento deste paciente e sobre o diagnóstico. É uma forma de troca de experiências", complementou Mágada.

 

A abertura oficial do evento contou com a apresentação do paciente do CER, Valdecir Gonçalves. Aos 67 anos ele tem superado a cada dia as dificuldades impostas pela Síndrome de Guillain-Barré.

 

Atualmente, o CER atende quase 500 pacientes e, por mês, são realizados 1,6 mil atendimentos envolvendo 24 profissionais entre assistente social, enfermeiro, farmacêutico, médico, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, cirurgião-dentista, fonoaudiólogo, entre outros.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande