ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Com entrada gratuita, grupo teatral de Turvo estreia documentário ‘Além da Sombradescrição’

Entretenimento

há 10 dias


25/04/2024 14h11


A região do extremo Sul de Santa Catarina terá uma única oportunidade para se aprofundar na história do único grupo de teatro de sombras da região, a Cia O Sombrista. No dia 25 de abril de 2024, o grupo realizará uma exibição de estreia do documentário “Além da Sombradescrição” no Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi, em Turvo, às 19:30 horas.

Com um trabalho diferenciado e premido na acessibilidade, o filme é o resultado de uma investigação que vem sendo realizada desde a fundação da Cia em 2018 a respeito da vida de Anita Garibaldi bem como da audiodescrição aberta em suas obras.

A audiodescrição é um recurso que surgiu para a facilitação dos cegos e das pessoas com deficiência visual à arte, permitindo que estes possam vivenciar a herança cultural visível das artes plásticas, teatro e artes cênicas ou cinema. Já o teatro de sombras é uma arte muito antiga de contar histórias através das sombras. Dessa forma, sombradescrição é um experimento que tem como objetivo ampliar o potencial artístico e de acessibilidade da audiodescrição aberta para pessoas cegas, com baixa-visão e videntes no teatro de sombras.

De acordo com o grupo, essa será a oportunidade de o espectador conhecer um pouco mais sobre a história de 06 anos da Cia, bem como sua pesquisa e batalha por criar espetáculos acessíveis a todos os públicos. Após a sessão, será oferecido coquetel aos presentes.

“Anita Garibaldi e as semelhanças com a mulher contemporânea

O nome de Anita Garibaldi atravessa gerações, mas será que todos têm dimensão do que a Ana Maria de Jesus Ribeiro, nossa Anita Garibaldi, realmente realizou? Considerada a maior guerreira de Santa Catarina, Ana Maria de Jesus Ribeiro, nossa Anita Garibaldi, desperta admiração e curiosidade com uma história recheada de glórias, desafios e superação.  

Com 15 minutos de duração, o documentário traz depoimentos emocionantes dos integrantes além de trechos de suas obras. Sob o olhar da companhia, tornar a história de Anita acessível é contribuir para que todos conheçam o legado de uma mulher à frente do seu tempo. Caberá ao espectador vidente decidir qual olhar vai dirigir a essa história, uma vez que a exibição do filme será feita com audiodescrição aberta.

Conforme Diana Manenti, diretora da Cia, a escolha por Anita Garibaldi tem como principal motivo trazer à discussão os padrões sociais que são atribuídos às mulheres. “Porque falar de Anita, é falar de muitas mulheres. Mulheres que olham para o horizonte com desejo de liberdade, que sentem o vento da ousadia atravessar sua alma, e mesmo assim não acreditam ser capazes de mudar sua realidade. Cada mulher, a seu tempo, vem descobrindo o poder de tomar para si as rédeas da própria vida: algumas travam batalhas no mar, outras na justiça e algumas, assim como eu, em um palco de teatro”.

Vale salientar que esse é um projeto realizado pela Prefeitura Municipal de Turvo por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo com o recurso do prêmio Lei Paulo Gustavo (Lei complementar nº 195/22), Ministério da Cultura e Governo Federal - Brasil União e Reconstrução. Além disso, a iniciativa conta com o apoio da Gráfica Turvense, CTG Vale da Amizada, Invernada Artística Anita Garibaldi, Um sonho de EMPRESA PRODUTORA e Ovni Acessibilidade Universal.

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande