ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Municípios negam que tenham aplicado vacinas da Covid vencidas

Saúde

há 2 anos


02/07/2021 22h21


 

A Reportagem do jornal Folha de S. Paulo, apontou que cerca de 26 mil doses da vacina AstraZeneca fora da validade foram aplicadas em 1.532 municípios brasileiros.

Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. A campeã no uso de vacinas vencidas é Maringá, no Paraná. A cidade paranaense vacinou 3.536 pessoas com o produto da AstraZeneca fora da validade (primeira dose em todos os casos).

O levantamento ;um total de 25.935 doses de oito lotes de AstraZeneca foram aplicadas fora da validade. Metade desses lotes veio do Instituto Serum da Índia; a outra metade, da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde).

As vacinas desses lotes foram distribuídas de janeiro a março pelo Governo Federal para todos os estados do país antes do vencimento. Elas somam quase 3,9 milhões de doses, das quais cerca de 140 mil não foram utilizadas dentro do prazo de validade. Dessas, até o dia 19 de junho, 26 mil tinham sido aplicadas já vencidas.

No sul são sete cidades apontadas:

Três cidades na Região Carbonífera (Amrec): Criciúma, com 49 doses; Lauro Müller, com 19 e Cocal do Sul, com uma.

 

Quatro cidades da Amesc

Teriam sido 20 em Jacinto Machado; seis em Meleiro; quatro em Timbé do Sul e uma em Balneário Gaivota.

 

Balneário Gaivota nega aplicar vacinas vencidas e alega que erro é do Ministério da Saúde

 

Conforme notícia veiculada pela Folha de São Paulo na tarde desta sexta-feira (02/07) , a administração municipal de Balneário Gaivota através da Secretaria de Saúde, esclarece que não houve aplicação de doses da vacina Astrazeneca/Oxford lote 4120Z005 fora do prazo de validade em todo território municipal.

A informação transmitida é “falsa”. O referido lote, recebido pelo município conteve 60 doses enviadas pelo Estado de Santa Catarina no dia 26/01/2021,  com validade em 14/04/2021, porém, as mesmas foram aplicadas até o dia 22/02/2021. 

Diante do exposto, a Secretaria Municipal de Saúde emitirá nota de repúdio oficial contra a Folha de São Paulo por proliferar noticias falsas e assustar a população.

A secretaria municipal de saúde esta seguindo criteriosamente a aplicação das vacinas, conforme o Plano Nacional de Vacinação e deliberações do Estado de Santa Catarina.

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

A secretaria municipal de Saúde de Jacinto Machado esclarece que, ao ser procurada a respeito de matéria veiculada pela Folha de S. Paulo nesta sexta-feira, 2 de julho, questionando possibilidade de doses da vacina AstraZeneca terem sido aplicadas após o seu vencimento, buscou informações junto à Agência Regional de Saúde, responsável pelo envio dos lotes de todos os imunizantes.

Cabe ainda ressaltar que a Secretaria de Saúde de Jacinto Machado recebeu um total de 244 doses em 4 remessas (19.01, 26.01, 03.02 e 08.02). Depois disso, somente recebeu doses no dia 26.02 e, segundo os registros, até o dia 25 de fevereiro já havia aplicado um total de 242 doses, impossibilitando, assim, que estas doses tenham ficadas armazenadas.

Desta forma, observa-se clara a impossibilidade de que doses tenham sido armazenadas até o seu vencimento. Cabendo informar que o que ocorreu foi uma demora no registro no sistema da aplicação de 20 doses pertencentes a este lote, resultando num falso entendimento de que foram aplicadas fora do prazo.

Salienta, ainda, a todos os cidadãos, que não há qualquer tipo de problema que venha a prejudicar o andamento da vacinação e/ou o resultado das imunizações já realizadas.

Adilson Piva

Secretário Municipal de Saúde da Prefeitura de Jacinto Machado

 

Fonte: Folha de São Paulo e Secretarias de Gaivota e Jacinto Machado

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande