ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Em cinco municípios é feriado nesta segunda-feira, dia de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros.

Fé e Espiritualidade

há 4 meses


03/12/2023 22h53


Amrec- Nesta segunda-feira, dia 4 de dezembro, é celebrado o Dia de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros.  Os municípios que celebram a data e que será feriado são: Criciúma, Forquilhinha, Treviso, Lauro Müller e Siderópolis.

Comercio e prefeituras estarão fechadas. Excetos os serviços especiais, como coleta de lixo e saúde de emergências.  Bancos e lotéricas também estarão fechados.

Em Criciúma, os ônibus de Criciúma funcionam com horário de domingo e feriado. Na terça-feira, o transporte coletivo funcionará conforme a tabela normal. Mais informações sobre os horários e linhas de ônibus estão disponíveis no site cribus.com.br.

 

 #Anuncio_67

 

Quem foi Santa Bárbara?

 

Santa Bárbara está longe de ser apenas o nome de várias cidades do Brasil. A santa, venerada nas igrejas católica, ortodoxa, anglicana e nas religiões afro-brasileiras, tem seu dia comemorado em 4 de dezembro.

 

No Brasil, a santa é popular a ponto de batizar 11 cidades, espalhadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul.

 

Além disso, Santa Bárbara é considerada a padroeira de todos os profissionais que lidam com o fogo, como bombeiros, e protetora contra tempestades e trovões.

 

 

Segundo a tradição, Santa Bárbara era a única filha de um homem rico chamado Dióscoro. O pai da futura santa tinha receio de deixar a menina conviver com a sociedade da época, considerada corrupta. Por isso, a trancou em uma torre.

 

Com o passar dos anos, Bárbara se tornou uma jovem muito bela. E não lhe faltaram pretendentes ao casamento. Todos, porém, foram recusados, o que fez com que o pai lhe permitisse ir à cidade. "Com o contato com o mundo externo, ela conheceu cristãos e decidiu se dedicar ao cristianismo", conta Cosme Damião Sobrinho.

 

 #Anuncio_41

 

Pai matou Santa Bárbara

 

Mandou matar e morreu em seguida por um raio.

 

A opção de Santa Bárbara de ser cristã desagradou profundamente ao pai. Tanto que, tempos depois, Dióscoro denunciou a própria filha às autoridades romanas. A religiosa teria, então, sido torturada.

 

O objetivo das autoridades do Império Romano era fazer com que Bárbara negasse a Cristo, o que não aconteceu. Com isso, ela foi condenada à morte. Santa Bárbara teria sido decapitada no ano de 317, aos 37 anos, pelo próprio pai. E, neste momento, surgiu a fama da futura santa como protetora contra as tempestades, raios e trovões. "Diz-se que um raio caiu e o pai caiu morto naquela cena. É a tempestade como um sinal da manifestação de Deus. Por isso ela é protetora das tempestades climáticas mas, também, das tempestades da vida", pontua o professor da PUC-SP. A relação com os raios, trovões e tempestades também fez com que Santa Bárbara fosse sincretizada, nas religiões afro-brasileiras, com a orixá Iansã.

 

 #Anuncio_89

 

Oração a Santa Bárbara

 

Conheça uma oração a Santa Bárbara:

 

"Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Por Cristo, nosso Senhor. Amém."...

 

 

- Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/12/04/santa-barbara-foi-morta-pelo-proprio-pai-e-protege-contra-raios-conheca.htm?cmpid=copiaecola

Fonte: uol

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande