ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


O NOVO NORMAL - Coisas de Mulherzinha, por Rosane de Andrade

Colunistas

há 3 anos


13/07/2020 09h54


Nesta pandemia já fiz de tudo um pouco: faxina, escrevi um livro, descobri outro engavetado, recomecei o tricô, matriculei-me em 2 cursos pela internet... e voltei  a assinar jornal. Mas exigi: quero o jornal físico, mesmo tendo-o disponível pela internet.

 

Não quis assinar o da região onde moro, sou meio bairrista e voltei a ler o do estado vizinho, do Rio Grande do Sul... Saudades das ruas de Porto Alegre, quando andar pela Rua da Praia era quase obrigatório porque eu fazia pré-vestibular ali. Comer taça Melba nas Lojas Americanas, ah, um sorvete que lembro e ainda consigo sentir o  gostinho.

 

Minhas memórias são estomacais (em sua maioria) e recordo-me do sorvete na Nevada e os biscoitos com geléia de damasco da Maomé. Sem esquecer o cafezinho com quibe na feira - Brique -  aos domingos na Redenção...

 

Este 'novo normal' que nos cerca não tem mais cheiro, gosto ou sorrisos... nada ao vivo, tudo à distância, e se a gente não domina os meios de comunicação em grupo, as lives da vida, estamos fadados à exclusão desta nova sociedade. E quem não buscar se conectar, se 'trumbica'...ah, saudoso Chacrinha, lembram??? Não é idade nem nostalgia, é cultura televisiva.

 

E aí que hoje folheando minha edição dominical sinto uma estranha nostalgia, uma saudade diferente. Lembro de um eu que não é nem sombra do que sou hoje. Talvez esteja sob os efeitos da reprise da novela O Clone em que Lucas se questiona diante de sua cópia 20 anos mais nova. Lembro de quando eu habitava o cenário que hoje só vive em minha memória. Uma época que se me falassem de vírus, distanciamento eu julgaria a pessoa como sendo louca, 'viajandona'... Um cenário de filme de ficção científica... e das piores: quem é o real vilão?

 

Pessoas que desafiam um vírus aventurando-se sem máscara, que não lavam as mãos nem por decreto e que acham que álcool gel é só pra engordar o cofre dos empresários oportunistas. Pessoas que não amam a si e nem tão pouco o próximo.

 

Pessoas que arrumam um monte de desculpas pra não usarem máscara, que fazem piada da dor alheia e que se julgam 'blindadas' contra o tal vírus. Até que um amigo próximo morra e faça com que tudo seja revisto e lamentado.

 

O 'novo normal' tem de ser exercitado e aceito, porque não sabemos quando tudo terminará e quando poderemos sentir novamente o sol em sua plenitude em todo o nosso rosto, na rua, o vento e podermos ver novamente  sorrisos...

Fonte: Fonte: Coisas de Mulherzinha - Colunista Rosane de Andrade

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande