ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Polêmica em Criciúma : MPSC vai apurar conduta de prefeito na exoneração de professor

Cidades

há 2 anos


27/08/2021 09h45 - Atualizado em 27/08/2021 09h52


A 5ª Promotoria de Justiça de Criciúma vai investigar possível prejuízo à dignidade humana de caráter coletivo na exoneração de um professor da rede pública de ensino da cidade de Criciúma.

O Ministério Público de Santa Catarina instaurou, nesta quinta-feira, dia 26, um procedimento para apurar possível prejuízo à dignidade humana de caráter coletivo na exoneração de um professor da rede pública de ensino em Criciúma, bem como se a sua exoneração se deu dentro dos limites legais. 

O Promotor de Justiça Fred Anderson Vicente, da 5ª Promotoria de Justiça, com atuação na área da cidadania e direitos humanos, vai verificar, inclusive, se existem políticas públicas relacionadas ao público LGBTQIA+. 

"Vou verificar se a conduta do prefeito violou princípios da dignidade humana previstos na Constituição Federal e na legislação ordinária", afirma o Promotor de Justiça. Após a análise das informações preliminares, a Promotoria de Justiça tomará as providências cabíveis e até poderá remeter o caso para apuração em outras áreas do MPSC, como infância e juventude, moralidade administrativa e criminal. O caso também está sendo acompanhado pelo NECRIN, o Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância do MPSC.

 

Entenda o que aconteceu 

 

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria de Educação, emitiu uma nota oficial nesta quarta-feira, dia 25, comunicando a exoneração de um professor da rede municipal. O profissional teria apresentado um vídeo em sala de aula com conteúdo que o prefeito, Clésio Salvaro, considerou inapropriado. O chefe do Poder Executivo Municipal se pronunciou sobre o assunto nas redes sociais, através de um vídeo. O prefeito reforçou a medida tomada. "Enquanto eu estiver aqui de plantão, não vai acontecer este tipo de atitude. Essa viadagem nós não concordamos", afirmou

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma (Siserp), JucéliaVargas, que falou sobre o pronunciamento do chefe do Poder Executivo criciumense. "O vídeo do prefeito é extremamente homofóbico, estamos procurando uma possibilidade inclusive de entrar com processo crime, porque é isso que ele está cometendo no vídeo. Crime de homofobia, e todo apoio e solidariedade ao professor, que apresentou o vídeo a uma turma do 9º ano, com toda uma contextualização, com uma proposta de conteúdo", afirmou a presidente.

O cantor Criolo se manifestou sobre o caso envolvendo a exoneração do professor de Criciúma que mostrou para alunos o clipe da música "Etérea", com tema relacionado ao movimento LGBTQIA+. No Instagram, o autor da música lamentou a demissão afirmando que é “necessário quebrar os padrões e abrir discussões”. O caso aconteceu na escola Municipal Pascoal Meller, no bairro Santa Augusta.

Também no Instagram, o artista fez um convite para a Parada LGBTQIA+, que acontece neste sábado, dia 28, no Parque Municipal Altair Guidi, em Criciúma. “Compartilhamos orgulhosamente o documentário novamente aqui (Instagram), na esperança de que ele possa chegar mais longe, com mais pessoas entendendo e refletindo sobre o que acontece em nosso território e como o Brasil se tornou o país que mais mata sua população LGBTQIA+ em todo o planeta”, refletiu o cantor. Outras pessoas, organizações, entidades e lideranças também se manifestaram. O caso gerou polêmica e esta repercurtindo na região. 

Fonte: Assessoria de Imprensa MPSC - foto divulgação / colaboração com informações Portal Engeplus

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande