ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Praia Grande faz levantamento das perdas na produção agrícola com a passagem do ciclone

Tempo

há 1 ano


19/05/2022 14h46


Após os fortes ventos causados pelo ciclone Yakecan entre a noite de terça (17) e manhã de quarta-feira (18), Praia Grande registrou grandes perdas na produção agrícola, principalmente na cultura da banana. 

 

De acordo com técnicos da EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e da Secretaria Municipal de Agricultura, cerca de 90% dos produtores de banana de Praia Grande tiveram suas plantações atingidas. Segundo os técnicos, os agricultores perderam de 30% a 40% das plantações. 

 

Para o Secretário Municipal de Agricultura, Celso da Silva Pereira Júnior, que percorreu o interior do Município, os estragos em residências e galpões foram poucos comparados ao prejuízo nas lavouras. 

 

“Tivemos registros de alguns danos materiais como destelhamentos, mas já estão sendo recuperados. No entanto, nas lavouras os prejuízos são enormes, e provavelmente levará muitos meses para reestabelecer as produtividades que estávamos alcançando nos bananais”, lamentou o Secretário. 

 

Ainda conforme o Secretário, a produção de banana foi a mais atingida no Município. “Além do fendilhamento das folhas e quebra do pseudocaule, outro ponto importante a ser considerado é o período de recuperação dos pomares, que será variável em função do nível de dano e das condições climáticas nos meses subsequentes e possíveis adversidades que possam ocorrer neste período (novos ventos, formação de geadas, períodos de frios intensos, estiagem, chuva excessiva ou excesso hídrico prolongado e outros). Cultivos anuais de arroz irrigado, milho, feijão, fumo e outros não apresentaram perdas significativas devido ao período de entressafra da produção.” 

 

A Administração Municipal está realizando um levantamento dos prejuízos para encaminhar ao Governo do Estado e a Defesa Civil, pedindo auxílio em carácter emergencial para atender esses agricultores. 

 

Os prejuízos iniciais aos produtores podem ultrapassam 5 milhões de reais. 

 

A Secretaria Municipal de Agricultura se sensibiliza com os prejuízos sofridos pelos produtores rurais e se coloca à disposição para atender os agricultores em tudo que estiver ao alcance.

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande