ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Previsão de Ciclone com fortes rajadas de Vento e frio intenso se aproxima de SC

Tempo

há 1 ano


17/05/2022 16h54


Fenômeno provoca transtornos por conta dos fortes ventos que podem ultrapassar os 100 km/h em algumas regiões do Estado



O ciclone subtropical que se aproxima de Santa Catarina neste início de semana é intenso e com características incomuns. O fenômeno traz risco potencial de estragos por conta dos fortes ventos que podem ultrapassar os 100 km/h em algumas regiões. O mar fica muito agitado e há risco de ressaca.

 

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o ciclone subtropical teve fases de ciclone extratropical. Nesta época do ano, o ciclone mais comum de ocorrer é o extratropical por conta das frentes frias que atravessam a região.

 

No entanto, o ciclone extratropical se transformou em um ciclone subtropical, que pode vir ou não acompanhado de uma frente fria.

 

Segundo Scheuer, o ciclone extratropical, geralmente, tem mais energia e velocidade. Contudo, subtropical em questão registra forte intensidade.

 

Scheuer explica que o fenômeno não deve avançar para algo mais do que um ciclone, como um furacão, por exemplo. “Furacão tropical gosta de águas aquecidas e é um sistema único, não tem frente fria associada”, diz.

 

Alerta ventos intensos

A Defesa Civil estadual alerta que a atuação do ciclone subtropical que se aproxima da costa do Sul do Brasil a partir desta terça-feira (17), vai provocar ventos intensos e persistentes, com rajadas de moderada e forte intensidade até a quinta-feira (19), especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral.

 

Entre a noite de terça e a manhã de quarta-feira (18), os ventos se intensificam conforme o ciclone se aproxima do Estado.

 

As rajadas podem atingir velocidades acima dos 100 km/h nos pontos mais altos da Serra, ficando em torno de 90 km/h no Litoral Sul, Grande Florianópolis e áreas próximas.

 

No Alto e Médio Vale do Itajaí chega aos 75 km/h e em torno dos 65 km/h no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte.

 

De acordo com Piter Scheuer, no Cabo de Santa Marta, na região de Laguna e Jaguaruna, no Sul do Estado, as rajadas podem variar de 110 km/h a 120 km/h.

 

Os fortes ventos podem provocar transtornos como queda de energia, queda de árvores e destelhamentos, sobretudo, na quarta.

 

A Defesa Civil estadual recomenda que se busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados. Além disso, deve-se ficar distante das janelas.

 

Fonte: ND TV

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Mais lidas do Mês


(48) 3535-1256

(48) 99134-0042


Rua Silvio Boff, 348 Bairro Paraguai
Jacinto Machado/SC - CEP: 88950-000


Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande