ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Alerta para risco de temporais com ventania e granizo em SC

Tempo

há 4 anos


16/09/2019 13h17


Previsão indica rajadas acima de 60km/h no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis; há também alerta de calor extremo no Estado

 

A Epagri/Ciram emitiu na manhã desta segunda-feira (16) um alerta sobre o risco de temporais localizados com ventania e granizo nas regiões do Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. De acordo com o alerta, a previsão é que a partir das 15h possam ocorrer temporais isolados com pancadas fortes de chuva, raios, granizo e ventos com rajadas acima de 60 km/h.

 

De acordo com os meteorologistas Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas da Epagri/Ciram, isso é devido a forte massa de ar quente em Santa Catarina e com a chegada de uma frente fria no Estado.

 

Calor extremo no Estado

A Defesa Civil de SC emitiu também um alerta sobre a previsão de calor intenso nas regiões do Oeste e Litoral Sul do Estado. Em algumas cidades as temperaturas podem chegar aos 40º, devido a condição de pré-frontal, que é o aquecimento antes da chegada de uma frente fria.

 

O órgão alerta ainda sobre os índices de umidade relativa do ar que ficam abaixo dos 30% na região Oeste e no Planalto Sul, isso ocorre devido à atuação de uma massa de ar seca.

 

Em função disso a Defesa Civil recomenda que seja evitada a realização de atividade física no período das 12h às 15h. Que a população ingira bastante líquidos, frutas  vegetais para se manter bem hidratado.  Outra orientação é umedecer o ar das casas, deixando vasilhas, toalhas ou roupas úmidas em alguns cômodos, além de limpar os olhos com algodão e água esterilizada a fim de evitar irritações, conjuntivites e outros problemas oculares.

 

Chuva significativa na primavera

Até o último dia do inverno, que será em 23 de setembro, não há previsão de chuva com números significativos no Estado. Segundo a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram, a tendência é de que nos dias 20 e 21 de setembro, com a entrada de uma frente fria por Santa Catarina, seja favorável o registro de chuva mal distribuída, mas o acumulado será pouco significativo para ajuda a mudar a situação do nível dos rios em situação de emergência e alerta em SC.

Fonte: NDMais

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande