ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Após forte chuva Timbé do Sul decreta situação de emergência

Tempo

há 1 ano


23/03/2023 12h37


Temporal trouxe a destruição de dez pontes, alagou casas, ocasinou deslizamentos e afetou mais de 50 pessoas em Timbé do Sul

A noite de 22 de março ficará marcada na cabeça dos moradores de Timbé do Sul. Um grande temporal levou terror e destruição a cidade. Nesta quinta-feira, dia 23, a Prefeitura do município do Extemo Sul catarinense decretou situação de emergência.

As comunidades de Rocinha, Vila Marchesini, Figueira Bordignon e Molha Coco foram as mais afetadas. Os rios subiram mais de cinco metros, criando rotas alternativas para o escoamento da água. Desta forma, dez pontes foram danificadas nas mais diversas formas, deixando moradores ilhados.

Na Vila Marchesini, o rio invadiu casas, ruas, plantações. Os locais não possuíam acesso para contribuir com o atendimento e a noite também trazia a incerteza de como o rio se comportaria, como o aumento de fluxo e famílias afetadas.

A Prefeitura Municipal e Defesa Civil de Timbé do Sul estiveram de prontidão desde o momento da chuva, acompanhando e dando a assistência necessária com a colaboração de todas as Secretarias. Conforme o pluviômetro instalado no Centro do município, choveu 72 milímetros. Contudo, estima-se que a quantidade foi três vezes maior nas encostas.

“O barulho era muito forte do rio. Podemos dizer que foi comparada a enxurrada de 1995, mas desta vez não foi somente em uma comunidade, como daquela vez. Decretamos situação de emergência e estamos dando todo o auxílio necessário aos atingidos”, declarou o coordenador da Defesa Civil de Timbé do Sul, Evandro F. Amandio.

 

Mais de 50 pessoas atingidas e resgate de helicóptero

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação estima, inicialmente, que mais de 50 pessoas foram atingidas diretamente. A equipe já realiza as visitações fazendo o levantamento, dando todo o auxílio humanitário e apoio necessário.

Também tiveram pessoas que ficaram ilhadas, dentre elas um senhor acamado, que precisou ser resgatado pelo helicóptero do SAER. “Ele foi resgatado de helicóptero, já que a ponte que dava acesso a moradia foi levada pelo rio e o fluxo da água ainda é bastante alto. Encaminhamos o senhor para o Hospital Santo Antônio de Timbé”, comentou o secretário de Saúde de Timbé do Sul, Vilmar Maffiolette.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande