ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Hospital Regional irá implantar novos leitos de UTI

Saúde

há 4 anos


15/05/2020 10h19


Decisão foi tomada durante reunião realizada na última quinta-feira(14) e que contou com a presença de representantes do Governo do Estado e o deputado Rodrigo Minotto

Uma reunião realizada nesta quinta-feira, 14, no auditório do Hospital Regional de Araranguá, discutiu a implantação de novos leitos de UTI na unidade hospitalar, que segundo boletim atualizado no início da noite de hoje, estava com 100% de sua ocupação na Unidade de Terapia Intensiva-UTI exclusiva para pacientes com Covid-19. O Hospital Regional de Araranguá possui atualmente 16 leitos, sendo que seis deles já foram implantados no início do mês.

Durante o encontro – solicitado pelo deputado Rodrigo Minotto (PDT) – estiveram presentes além do parlamentar, o Gerente de Acompanhamento da Execução das Metas Contratuais, Mário José Bastos Júnior, que representou a secretaria de Estado da Saúde; o Presidente do Instituto Maria Schmitt-IMAS, Ricardo Ghelere; o diretor administrativo do HRA, Rafael Bonfada; o diretor técnico do HRA, Eduardo Ale Dominguez; a secretária municipal de Saúde de Araranguá, Evelyn Elias; a secretária de Saúde de Meleiro, Elixsandra da Silva Mota e a imprensa. A pauta foi a necessidade urgente da implantação de novos leitos para atender uma demanda crescentes de novos casos do novo coronavírus.

O deputado reforçou ao Governo do Estado a necessidade de viabilização imediata dos quatro leitos que ainda precisam ser implantados para que o Hospital Regional possa enfim dobrar sua capacidade de atendimento a pacientes com Covid-19, totalizando assim 20 vagas de UTI. “Eu já havia feito esta solicitação ao Governo do Estado e reforço essa necessidade que se acentua principalmente diante dos crescentes casos aqui na região” reforçou Minotto.

O representante da secretaria de Estado da Saúde, Mário Bastos confirmou que viabilizará os equipamentos que ainda faltam para a instalação dos leitos atendendo o pedido feito pelo deputado e endossado pelos representantes do Instituto Maria Schmitt-IMAS, Organização Social que administra o Hospital. “Estaremos realizando um esforço muito grande para que estes leitos sejam rapidamente implantados no HRA. Sabemos a necessidade da região e o avanço desse vírus, portanto encontraremos juntos uma forma de viabilizar. É interesse da secretaria de Saúde que a população possa ter uma estrutura adequada para o tratamento da doença” explicou.

Já o presidente do Instituto Maria Schmitt-IMAS, Ricardo Ghelere agradeceu o empenho do parlamentar e disse que o HRA está com a estrutura pronta para receber os novos leitos. “O IMAS é parceiro desta iniciativa e de todas as outras que venham para fortalecer o Hospital Regional. Já instalamos seis leitos, porém ainda precisamos de mais quatro e eles virão em boa hora, já que ouve aumento de casos na região” explicou.

Metas suspensas por 120 dias

Durante a reunião, o deputado questionou sobre o cumprimento das metas de contratualização e dos prazos nos valores pagos pelo Governo do Estado. Ouviu da direção que os pagamentos estão em dia e as contas da unidade hospitalar todas aprovadas pela Comissão de Fiscalização e Acompanhamento (CAF), responsável pela fiscalização financeira do contrato da gestão entre o Instituto Maria Schmitt (IMAS) e Governo do Estado na gestão do HRA. O diretor do HRA, Rafael Bonfada lembrou ainda que Governo Federal sancionou a Lei 13.992, que suspende por 120 dias, a contar de 1º de março de 2020, a exigência de metas quantitativas e qualitativas estabelecidas em contratos de prestadores de serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A suspensão das metas não prejudica o repasse integral dos valores financeiros, previstos em contrato, aos prestadores de serviço do SUS.

Novo pedido

O deputado Rodrigo Minotto levou na bagagem uma nova solicitação. Recebeu da direção do IMAS e da imprensa que participou da reunião, a instalação de mais leitos de UTI Neo Natal, tendo quem vista que o Hospital Regional possui apenas cinco vagas e o crescimento de casos de crianças que necessitam de internação. Minotto disse que terá uma reunião com o secretário da Saúde nesta sexta-feira, 15 e entregará o pedido, reforçando sua importância e urgência. Mário Bastos também disse que irá intervir favoravelmente em defesa da região neste pleito.

Fonte: Portal Agora Sul

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande