ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Litoral sul catarinense registra aumento de ocorrências com águas-vivas

Saúde

há 2 meses


06/02/2024 22h05


Nas últimas semanas a presença de caravelas-portuguesas chamou a atenção dos banhistas

 

O litoral sul catarinense vem tendo um número alto de ocorrências relacionadas a queimaduras por águas-vivas. De acordo com os dados do dia 1° de janeiro até 5 de fevereiro de 2024, cerca de 18 mil ocorrências de lesões por água-viva foram registradas nas cinco praias pertencentes ao 4° Batalhão dos Bombeiros Militar (4° BBM) de Criciúma (Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Morro dos Conventos e Passo de Torres), um aumento de quase 70% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Um dos principais alertas nas praias indicando o alto índice de águas-vivas é a bandeira lilás. “Essa bandeira quando hasteada nos postos é sinal que há ocorrência de água viva naquela praia, servindo de alerta para os banhistas”, ressaltou o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.  

 

Nas últimas semanas a presença de caravelas-portuguesas vem chamando a atenção dos banhistas nas praias. Segundo a bióloga Daniela Bôlla esses animais podem ser empurrados pelos ventos fortes para a costa durante os meses de primavera e verão, encalhando nas praias e causando acidentes. O aumento da temperatura da água também contribui para o maior aparecimento das caravelas.

#Anuncio_51

 

Em caso de queimaduras, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) orienta procurar um posto de guarda vidas para receber melhores orientações e o atendimento inicial. “O indicado é não lavar com água doce, mas sim borrifar vinagre na lesão, neutralizando o efeito das toxinas e também evitar coçar a área atingida”,   reforçou o comandante do 4º BBM. 

 

Além disso o CBMSC possui uma área temática dentro do site da corporação que reúne todas as informações da Operação Veraneio e que pode ser acessado através dos QR Codes, que estão espalhados pelas praias de todo o litoral catarinense, facilitando assim a orientação aos moradores e turistas que aproveitam as praias de Santa Catarina.

 

 

 

Fonte: Texto: estagiária Edna Schmitz Imagens: divulgação CBMSC

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande