ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Projeto estabelece o uso do colar de girassol para pessoas com deficiência não visível

Saúde

há 8 meses


17/08/2023 09h11


A matéria aprovada na Câmara de Forquilhinha segue para sanção do Poder Executivo.



Os vereadores de Forquilhinha aprovaram o projeto de lei que estabelece o uso do colar de girassol como símbolo para a identificação da pessoa com deficiência não visível no município. O projeto de origem do Legislativo PL nº 10/2023, passou por unanimidade no plenário na última segunda-feira, dia 14, e segue para sanção do Poder Executivo.



"É importante o município adotar o uso desse símbolo para facilitar a identificação de quem sofre algum tipo de doença oculta ou não visível, pois é comum que os estabelecimentos públicos e privados não os reconheçam na condição de pessoas com deficiência, garantindo assim os direitos previstos em lei", declara o vereador Célio Elias (PT), autor da proposta.



Conforme o projeto aprovado, o colar girassol deve ser acompanhado da Carteirinha de Identificação que contenha dados básicos da pessoa portadora de deficiência não visível, com foto e identificação da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) que lhe acomete.



As deficiências ocultas são aquelas que podem não ser percebidas de imediato como é o caso do autismo, fibromialgia, surdez, deficiências cognitivas, entre outras. Em outras palavras, elas não possuem sinais físicos óbvios, embora possam afetar significativamente a vida cotidiana das pessoas.

 

Para mais informações Lidia (021) 9 95024935 e/ou  Cris  (048) 9 96687599

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande