ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Cooperja inicia programa Jovens Cooperativistas Catarinenses

Geral

há 2 anos


27/04/2022 10h44


Jacinto Machado - A Cooperja iniciou na tarde da última terça-feira (26) o Programa Jovens Cooperativistas Catarinenses (JCC), idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC), que foi relançado no final de 2021 com uma nova roupagem e com novas diretrizes. Começou em 2009 com o nome de Fojolico, mudando alguns anos depois para Jovem Coop.

 

Estiveram presente da aula inaugural, o presidente da Cooperja Vanir Zanatta, vice Antônio Moacir De Noni, diretores Carlos Roberto Wilk, Vinícius Cechinel de Moraes e Diego Paganini.

 

O primeiro encontro contou com a didática da psicóloga Andreia da Cunha que fez uma sensibilização com os participantes sobre as expectativas do curso.

 

O objetivo do programa é reforçar a cultura cooperativista, que é pautada em valores como igualdade, solidariedade, honestidade e transparência. Disseminando assim os princípios e modelos cooperativistas, com foco em práticas de responsabilidade socioambiental e qualidade de vida.

 

Segundo a coordenadora social da Cooperja, Elisabete Biz dos Santos os jovens tem papel fundamental no cooperativismo e na longevidade do sistema. "Os jovens trazem consigo inovação, agilidade e facilidade no uso das tecnologias, então temos que prepará-los para ingressar no mundo cooperativista o quanto antes. E este programa que está iniciando é denominado pela cooperativa Cooperja do Amanhã Líderes que atende jovens de 19 a 35 anos, participantes associados ou filhos(a) de associados", explica Elisabete.

 

A Cooperja quer ajudar o jovem no envolvimento correto das atividades econômicas da família, saber exercer liderança nos espaços comunitários e na própria cooperativa, além de ser um ótimo caminho para a sucessão familiar na propriedade.

 

Para o presidente Vanir Zanatta, este curso é uma preparação para futuros sucessores dentro da cooperativa. "Somos todos substituíveis e precisamos deixar as cooperativas em boas mãos. Por isso investimos nas novas gerações, e queremos ver esses jovens assumindo cargos e responsabilidades, sem riscos para suas propriedades ou cooperativas. Esses cursos, não servem somente para a Cooperja, servirão para toda sociedade de pessoas. A organização da sociedade, precisa de liderança, que estamos formando. Como falei para eles, as oportunidades podem aparecer a qualquer momento, precisamos estar preparados, buscando conhecimentos sempre e aproveitar. E não é ficando em casa discutindo novelas, precisamos correr atrás e se apresentar. Sem passar por cima de ninguém, sendo nós mesmos. Com humildade, transparência, fazendo as coisas corretamente. A Cooperja e o Sescoop acreditam em cada um", destaca Zanatta.

 

A Cooperja e Sescoop/ SC disponibiliza todo material didático e o curso tem duração de cinco meses com aulas mensais que acontecem no auditório da Sede Administrativa da Cooperja em Jacinto Machado/SC.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande