X

Seis municípios da Região Carbonífera recebem viaturas para a Defesa Civil
Geral
há 1 dia
21/05/2026 18h05

Seis municípios da Região Carbonífera receberam novas viaturas destinadas às Coordenadorias Municipais de Defesa Civil. Os veículos foram entregues pelo Governo de Santa Catarina, durante solenidade realizada na sede da Defesa Civil Estadual, em Florianópolis. Foram contemplados Balneário Rincão, Cocal do Sul, Lauro Müller, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso.
O presidente do Colegiado de Defesa Civil da Amrec, Vitor Dutra, afirmou que as viaturas, modelo Jeep Renegade 4x4, já estão identificadas como veículos da Defesa Civil e equipadas com sinalização luminosa e sonora. Dutra relata que o objetivo é ampliar a estrutura das coordenadorias municipais para atuação em situações de emergência e desastre, fortalecendo ações de monitoramento, comunicação e atendimento à população.
Ao todo, 62 municípios catarinenses receberam os novos veículos. Além das viaturas, o Governo do Estado também prevê a destinação de outros equipamentos para as coordenadorias, como drones e computadores. Os municípios de Criciúma, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Orleans e Urussanga devem receber R$ 250 mil cada para aquisição individual de equipamentos e estruturas voltadas à Defesa Civil.
#Anuncio_85
O presidente da Amrec e prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, o Vaguinho, destacou a importância do fortalecimento regional da estrutura de proteção e resposta. “A Defesa Civil precisa estar preparada para agir rápido em situações de risco. Esse investimento fortalece os municípios da nossa região e melhora a capacidade de atendimento à população em momentos de emergência”, afirmou Vaguinho.
A entrega das viaturas ocorre em um momento de atenção do Estado para os impactos climáticos. Na mesma solenidade, um decreto que estabelece Estado de Alerta Climático em todo o território catarinense diante das previsões associadas ao fenômeno El Niño, foi assinado pelo governador.
Conhecido pelo aumento no volume de chuvas, o fenômeno eleva o risco de enchentes, deslizamentos e inundações. A medida busca reforçar o planejamento preventivo e ampliar a capacidade de resposta dos municípios diante de possíveis eventos extremos.
A atuação integrada entre os municípios da Amrec também ocorre por meio do Colegiado de Defesa Civil da associação, que reúne coordenadores municipais para alinhar protocolos, prevenção de desastres e ações conjuntas em situações de crise.
Recomendadas
Outras Notícias
Mais lidas do Mês
Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.
Ok Política de Privacidade
Mais lidas do Mês
(48) 3535-1256
Rua Silvio Boff, 348 Bairro Paraguai
Jacinto Machado/SC - CEP: 88950-000
Copyright 1996 á 2026 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande