ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Alesc aprova Projeto de Lei que institui política de Educação Financeira

Geral

há 1 mês


27/03/2024 07h45


A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade na tarde da última terça-feira (26), o Projeto de Lei 0149/2023, de autoria do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), que institui a Política de Educação Financeira no Estado de Santa Catarina. A iniciativa segue agora para sanção do Governador do Estado.

 

De acordo com Minotto, a educação financeira é um assunto de extrema importância na sociedade atual. “Mesmo assim muitas pessoas não têm o conhecimento necessário para gerenciar suas finanças de forma eficiente, o que pode levar a consequências negativas, como o superendividamento, que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Agradecemos aos demais deputados que entenderam a importância dessa matéria”, explica.

 

Com o Projeto de Lei aprovado a intenção é criar um conjunto de ações integradas que visam promover a educação financeira, o planejamento financeiro, a gestão de dívidas e investimentos, bem como a prevenção ao superendividamento e a proteção ao consumidor.

 

“Nosso objetivo é disseminar a cultura da educação financeira por meio de campanhas educativas entre jovens trabalhando um conjunto de comportamentos para que façam escolhas mais conscientes, se preparando para um futuro mais tranquilo e de conscientização”, destaca Minotto.

 

O PL busca ainda promover o acesso a informações e serviços financeiros adequados e acessíveis, especialmente, das camadas mais vulneráveis, incentivar projetos de educação financeira nas escolas públicas e privadas, a fim de formar cidadãos financeiramente conscientes, promovendo e fortalecendo a cidadania, oferecendo aos catarinenses noções sobre educação financeira.

 

“A educação financeira ensina as pessoas a gerenciar suas finanças de forma eficiente, a fazer um planejamento financeiro adequado e a controlar seus gastos. Com ela, as pessoas aprendem a diferenciar as necessidades dos desejos de consumo, a definir prioridades e a estabelecer metas”, pontua o autor da proposta.

 

A Política de Educação Financeira em Santa Catarina também vai incentivar ações de capacitação e treinamento de agentes públicos e privados para que possam atuar na disseminação da educação financeira.

 

“Queremos também fomentar a criação de núcleos de apoio financeiro, destinados a prestar serviços gratuitos de orientação financeira e prevenção ao superendividamento e incentivar a pesquisa e a produção do conhecimento na área de educação financeira. São ações concretas para colocar a iniciativa em prática”, finaliza Minotto.

Fonte: assessoria de imprensa

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande