ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Dia internacional das Mulheres: Data para homenagens e reflexões

Geral

há 1 mês


08/03/2024 15h41


Brasil - O Dia Internacional da Mulher comemorado nesta sexta-feira 8 de março, é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência. O Dia Internacional da Mulher não é um mero dia voltado simplesmente a homenagens triviais às mulheres, mas diz respeito a um convite à reflexão referente a como a nossa sociedade as trata. Essa reflexão vale tanto para o campo do convívio afetivo, familiar e social quanto para as questões relacionadas ao mercado de trabalho.

 

 

Exemplos que representam tantas outras mulheres

 

 

E por isso trouxemos alguns exemplos de mulheres que vem se destacando em seu ambiente de trabalho e que representam milhares de outras mulheres que estão no mundo todo. Para que se possa fazer uma reflexão da importância de cada uma delas, independente de cor, classe, idade, profissão, graduação. Importante é o papel que cada uma delas desempenha na sociedade.

 

 

 

Talita Rocha Goulart - Presidente CDL Forquilhinha - Graduada em Administração de Empresas - Pós Graduada em Finanças e custas, e também em, MKT Digital

 

“Ser mulher e liderar uma associação como esta é uma honra e um desafio gratificante. Além das responsabilidades, enfrento desafios extras sempre, mas encaro isso como uma oportunidade de quebrar barreiras e inspirar outras mulheres a seguir seus sonhos e assumir liderança em suas áreas de atuação”.

 

 

Cabo Camila João – Bombeiro Militar - Graduação em Psicologia

 

 

“Ser bombeira militar é um grande orgulho, sou muito feliz e realizada em ter escolhido essa profissão e ter sido abençoada por gostar do que faço.  Sou esposa, mãe, dona de casa, e assim como a maioria das mulheres, desempenhar minha função no trabalho também é uma entrega diária. Estou há 12 anos na corporação, trabalhei no operacional atendendo ocorrências e uma das funções que me deixa mais realizada foi ter sido motorista do caminhão. Mesmo a mulher sendo minoria na instituição, sempre fui muito motivada por todos os colegas. Hoje sou vistoriadora no Serviço de Segurança contra Incêndios do Corpo de Bombeiros Militar de Forquilhinha”.

  

 

Elisabete Teresa Bortolotto – Vereadora em Nova Veneza - Pós  graduada em Educação  infantil  e séries iniciais  e Coordenação  e gestão  escolar

 

 

“Ser mulher tem a responsabilidade de representar a população no legislativo é uma honra e, ao mesmo tempo, um desafio. É uma honra porque vejo como uma oportunidade de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. No entanto, é também um desafio, pois enfrentamos obstáculos adicionais devido às expectativas sociais e culturais associadas ao nosso gênero. As mulheres muitas vezes têm que trabalhar mais para serem levadas a sério em ambientes políticos dominados por homens. Embora eu pessoalmente não tenha sofrido preconceito direto de nenhum vereador, é inegável que ainda exista uma certa resistência à inclusão de mulheres na política”.

 

 

Isadora Arns - Presidente da ACIF (Associação Empresarial de Forquilhinha) - Graduada em Direito pela Unesc e Pós Graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Damásio

 

 

“Estar como presidente da ACIF significa, para mim, a possibilidade de desempenhar um papel de representatividade e liderança feminina em nosso município, buscando abrir portas e servir de inspiração para que outras mulheres também se desenvolvam pessoal e profissionalmente para alcançarem seus objetivos. Por ser mulher, acredito que o maior desafio seria pelo fato de que, sabidamente, o ambiente empresarial ainda ser composto por um público majoritariamente masculino. Mas o trabalho realizado pelos líderes anteriores da ACIF, tanto da diretoria quanto do conselho, reflete justamente que a representatividade feminina tem importância, seja dentro do movimento associativismo ou em outros espaços (públicos, privados, cargos, funções) que estivermos capacitadas para ocuparmos”.

 

 

 

Elisangela Colombo Mezzari - Corretora e avaliadora de imóveis

 

“É um desafio diário mais é uma oportunidade de incentivar outras mulheres a empreender, afinal somos mulheres completas. O machismo ainda é muito presente na sociedade este é um dos maiores desafios de todas as mulheres que resolvem empreender. Apesar dos desafios me sinto muito realizada com minha profissão, as pessoas que passaram pela minha vida profissional pude ensinar muito e aprender também”.

 

 

 

 

Fonte: Jornal Volta Grande

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande