ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Riso que acalenta e gera esperança

Geral

há 7 meses


15/09/2023 12h00


"Risologista", personagem criado pelo artista Andrus Tomé, levou alegria a pacientes, colaboradores e acadêmicos das Clínicas Integradas de Saúde da Unesc

 

Quem nunca presenciou a gargalhada de uma criança e se deixou contagiar por ela. Ou sorriu junto com um amigo, um parente, um idoso. Somente com estas afirmativas, e com as lembranças que elas devem ter gerado em sua mente, já é possível concluir como sorrir é terapêutico.

 

É por isso que as Clínicas Integradas de  Saúde da Unesc receberam um "especialista" na arte de arrancar gargalhadas: o "Risologista", um personagem criado pelo artista Andrus Tomé que encantou crianças, pacientes, colaboradores e acadêmicos que passaram pelo local na manhã desta quinta-feira (14/09). 

 

A ação foi realizada em alusão à campanha Setembro Amarelo, que foca na prevenção do suicídio. "A campanha realizada neste mês existe justamente para valorizar o olhar e o conversar com o outro, saber como está se sentindo de verdade e o palhaço traz esta honestidade na maneira de ser e de interagir com as pessoas", conta Andrus.

 

Encanto

 

Com um jaleco branco que leva o seu nome: "Risologista", o palhaço encantava em cada espaço que entrava. De uma mala, ele retirava um pedaço de papel amarelo, começava a dobra até formar uma flor. Para finalizar e, para a surpresa de todos, ele completava com uma essência que perfumava toda a sala.

 

Aos poucos, as pessoas visitadas abriram largos sorrisos que contagiaram as salas e consultórios. "Esta honestidade que o palhaço traz do seu treinamento artístico promove a confiança no outro. Aos poucos, as pessoas se abrem, brincam juntas, mas sempre com muito respeito. Este trabalho não é uma simples piada de fazer somente as pessoas rirem, é realmente conectá-la com o seu lado mais humano", conta. 

 

Diversas ações na Universidade

 

Esta não é a única ação com relação ao Setembro Amarelo realizada pela Unesc. Diversas atividades são realizadas ao longo do mês e podem ser vistas por todo o campus. "É uma programação intensa liderada por nossa reitora Luciane Bisognin Ceretta durante todo o mês. São várias palestras, entre outras atividades e a 'risologia' faz parte desta programação para proporcionar um momento de interação, risadas, carinho e cuidado para os profissionais, acadêmicos e pacientes", relata a coordenadora das Clínicas Integradas de Saúde da Unesc, Carine Cardoso. 

 

"A ideia é trazer um pouco de alegria e conforto, pois quando a pessoa procura um serviço de saúde, é porque há uma necessidade, então trazer isso para este contexto de brincadeira, cuidado e alegria, melhora o dia de todos nós", acrescenta.

 

Aceitação

 

A assistente social do Centro Especializado em Reabilitação (CER II), Priscila Cardoso, revela que a aceitação de quem presenciou a visita do artista foi surpreendente. "Tanto para crianças quanto para adultos, foi uma grata surpresa ter uma presença tão diferente neste ambiente. O Setembro Amarelo foca na valorização da vida e nós pretendemos humanizar os ambientes de trabalho e o acolhimento dos pacientes que atendemos nas Clínicas Integradas de Saúde. O riso é muito importante, pois promove saúde mental, aos colaboradores e aos usuários do espaço", cita.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande