ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Padre Mauricio é ordenado em Içara e vai seguir atuando em Forquilhinha

Fé e Espiritualidade

há 1 ano


15/08/2022 14h36


A Igreja Matriz da Paróquia São Donato, em Içara, ficou repleta de fiéis na manhã deste sábado (13), para a Solene Celebração Eucarística com o Rito de Ordenação Presbiteral do até então diácono Maurício Borges Feliciano, 34 anos.



A Santa Missa foi presidida pelo bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada por Dom Estevam dos Santos, bispo da Diocese de Ruy Barbosa, no estado da Bahia. Dezenas de outros padres do clero diocesano e de outros estados também se fizeram presentes na solenidade.  O candidato ao presbitério foi apresentado ao episcopo pelo fundador da Comunidade Divino Oleiro, padre Márcio Vignoli.



Dom Jacinto iniciou sua homilia destacando o lema sacerdotal escolhido por Maurício e a sua profunda relação com a comunidade católica Divino Oleiro. "Assim como o anjo anunciou e transformou a vida de Maria, Deus também enviou a comunidade Divino Oleiro para transformar a sua vida", disse o epíscopo. Para Dom Jacinto, assim como a argila permite ser moldada nas mãos do oleiro, todos precisam permitir que Deus possa transformar a suas vidas. "Para acolher a vontade de Deus é preciso escuta, humildade e fé, deixando que o Senhor molde o barro, trabalhando e preparando o que Ele quer nos revelar".



Em tuas mãos



Maurício escolheu para a vivência do seu ministério sacerdotal o lema "Em tuas mãos", extraído do Evangelho de Lucas (Lc 23,46). "Aquilo que Deus quer nos revelar é tão grande que nós não conseguimos explicar com nossas palavras, mas sabemos que o teu sacerdócio é uma bênção muito grande para exaltar Cristo e tudo o que nos ensinou", concluiu o epíscopo recordando que neste dia 13 de agosto a Igreja também celebra a data litúrgica de Santa Dulce, freira baiana que tornou-se a primeira santa brasileira.



O rito da ordenação



Seguindo o rito, após a homilia, o diácono fez o diálogo de compromisso e se prostrou diante do altar, durante a ladainha de todos os santos. O candidato foi ordenado presbítero com a imposição das mãos do bispo sobre sua cabeça e a oração consecratória. Em seguida, foi revestido com os paramentos sacerdotais, com auxílio de outros presbíteros.



Padre Maurício teve as mãos ungidas com o óleo do Crisma e enlaçadas pelo bispo; as mesmas foram desamarradas por sua mãe, que recebeu a primeira bênção. Em seguida, padre Maurício recebeu das mãos do bispo o cálice e a patena, que serão utilizados para oferecer, consagrar e comungar o pão e o vinho.



Agradecimento e flores aos pés de Nossa Senhora



Ao final da missa, houve o momento de agradecimento do novo padre. "Jesus, nosso Bom Pastor, não deixa faltar a sua Igreja homens da palavra, do altar e do povo, constantemente Ele toma em suas mãos homens para o serviço", disse o novo sacerdote destacando que a sua vida passa agora a mergulhar ainda mais nesse mistério. "Esse é o meu desejo, estar sempre nas mãos de Deus". O novo membro do clero diocesano agradeceu ainda aos pais, demais familiares, padres, amigos e a todos que o ajudaram em sua caminhada. Ao final, padre Maurício convidou sua mãe para depositar rosas aos pés de Nossa Senhora. Após a Santa Missa a comunidade participou de um almoço.

Fonte: Assessoria Diocese de Criciúma

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande