ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Natural de Jacinto Machado jovem é ordenado Padre

Fé e Espiritualidade

há 9 meses


10/07/2023 10h00 - Atualizado em 10/07/2023 23h04


Na tarde do último sábado, dia 8, a Diocese de Criciúma ganhou um novo sacerdote. A celebração da Ordenação Presbiteral do Diácono Jader Bada Varela, realizada na Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Forquilhinha, foi presidida por Dom Jacinto Inacio Flach, Bispo Diocesano, e concelebrada pelos padres integrantes do clero, reunindo diáconos, seminaristas, religiosos(as), leigos(as) e familiares do neo-sacerdote. Jader foi o terceiro diácono ordenado na paróquia nos últimos dois anos.

Filho de Jair Ronsani Varela e Albina Bada Varela, Jader tem uma irmã e nasceu na cidade de Jacinto Machado/SC. Ainda criança, mudou-se para Forquilhinha, onde realizou sua iniciação cristã. Em 2014, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza. De 2016 a 2018, estudou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque. E em 2022, concluiu seus estudos em Teologia no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis.

Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagens pelas paróquias: Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Gaspar/SC), Santuário Nossa Senhora dos Navegantes (Navegantes/SC), Paróquia São João Evangelista (Biguaçu/SC), Paróquia São Paulo Apóstolo (Criciúma/SC) e Paróquia Nossa Senhora da Natividade (Cocal do Sul/SC). Atualmente, Jader exerce seu ministério na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Maracajá/SC.
 
Entregar a vida ao Cristo

Sob o lema sacerdotal "Já não sou eu quem vivo, é Cristo que vive em mim" (Gal 2,20), o pedido de ordem do candidato foi feito pelo reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, Padre Antônio da Silva Miguel Júnior. Em seguida, Dom Jacinto iniciou a homilia saudando os sacerdotes presentes, seminaristas, religiosos(as), o candidato ao presbiterado e as pessoas que acompanhavam pelas redes sociais.

"A ordenação no dia de hoje é algo divino, que fará você pertencer ao Senhor, o Bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas. Ser de Deus não é uma tarefa fácil, é necessário oração, serviço e misericórdia, diante do Senhor não existe negociação, é preciso carregar a cruz e ser fiel aos desejos do seu coração. Deus sabe suas escolhas e com fé devemos ir e servir", disse o prelado. O Bispo também enalteceu a importância de ser um presbítero cheio de compaixão, que aceita ao chamado de Cristo mesmo diante das dificuldades.

Depois da homilia, deu-se continuidade ao rito da Ordenação. Um momento de grande emoção foi a paramentação do neo-sacerdote, quando Jader foi revestido da estola sacerdotal e da casula, sinais do serviço. De joelhos, Padre Jader teve as mãos ungidas com o óleo do Crisma e enlaçadas pelo bispo, as mesmas foram desamarradas por sua mãe, que recebeu a primeira bênção. Em seguida, o sacerdote recebeu das mãos do Bispo o cálice e a patena, que serão utilizados para oferecer, consagrar e comungar o pão e o vinho.

Considerações finais


Em sua manifestação após a ordenação, Padre Jader agradeceu a Deus por tê-lo escolhido ao serviço da Igreja e da Diocese de Criciúma. "Agradeço a minha família, local onde nasceu a minha vocação, meu suporte, rocha firme em todos os momentos difíceis da caminhada e também dos felizes". O presbítero lembrou ainda das paróquias por onde passou e agradeceu aos irmãos do clero por todo o apoio. O momento foi encerrado com uma canção dedicada à Nossa Senhora e a bênção final. 

Fonte: Assessoria de Imprensa Diocese de Criciúma

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande