ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Diocese de Criciúma promove lançamento de livro sobre os seus 25 anos de história

Fé e Espiritualidade

há 11 meses


24/05/2023 16h28


A Diocese de Criciúma lançou, nesta terça-feira, dia 23, no auditório Jayme Zanatta, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), um livro comemorativo pelos seus 25 anos de história. A sessão de lançamento da obra e a pré-venda contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, religiosos, lideranças, leigos, autoridades civis e políticas. O evento faz parte da programação do Ano Jubilar Missionário, por ocasião do Jubileu de Prata dessa Igreja Particular.


Nas palavras do Bispo, "Quando o Papa João Paulo II anunciou, em maio de 1998, a criação da Diocese de Criciúma, muitos sonhos e planos havia nos corações. Trata-se de uma história que completa 25 anos de muitas alegrias e desafios, fruto da graça de Deus e também do empenho dos padres, religiosos e leigos". Dom Jacinto evidenciou ainda que "todo o trabalho desenvolvido é para a obra de Deus".

O livro "25 anos da Diocese de Criciúma: memórias e perspectivas" é um projeto que contou com a supervisão do Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Jonas Emerim Velho. A organização da obra comemorativa foi realizada por Maria Inês Conti Victor e Tânia Regina de Souza Antunes, com a colaboração de Eliane Gonçalves Martins, Otávio Aparecido Feltrin e Raphael Novaresi Leopoldo. A revisão foi um trabalho de Ivanir Pasetto Gava e Bibiana Pignatel Baesso. As fotografias estiveram a cargo de Bibiana, Morgana Rosso e Tiago de Souza Clezar. Todo o material foi diagramado por Marcos Tramontin Serafim.

A sessão de lançamento do livro contou ainda com apresentações do Coral Vozes de Esperança, do Bairro da Juventude, do Coral Infanto-Juvenil do Colégio São Bento e do Coral Novos Caminhos, da Penitenciária Feminina de Criciúma.
 
Em nome da equipe de organização do livro, professora Tânia destacou que o grupo deu o seu melhor para reunir e processar, em curto prazo, o material contando a história de evangelização da Igreja Diocesana. E enfatizou: "Deus sempre esteve presente no meio de nós, em nosso processo histórico; ele é o único que não muda, porque é eterno. No clarão da sua luz, tudo foi se modificando, se transformando e se concretizando na caminhada de nossa Diocese".

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, enfatizou o quanto é importante a presença da dimensão religiosa na vida das pessoas e de suas comunidades: "Uma comunidade cresce de forma mais organizada, socializada e fraterna quando tem a presença da religiosidade. Que bom contarmos com a caminhada da Igreja, tão presente em nossas comunidades e difundida no meio de nós".

Após o cerimonial, todos os presentes participaram de um coquetel e da sessão de autógrafos do livro, que já pode ser adquirido na Livraria São José, em Criciúma, e nas secretarias dos três santuários diocesanos, em Nova Veneza, Içara e Araranguá.
 
História

Na manhã de 27 de maio de 1998, por telefone e outros meios de comunicação, o povo da Comarca de Criciúma, até então parte da Diocese de Tubarão, foi surpreendido com a notícia da criação da nova diocese e nomeação de seu primeiro bispo, Dom Paulo Antônio De Conto. Na mesma manhã, Dom Hilário Moser, Bispo de Tubarão, reuniu-se com um grupo de padres e designou Padre Wilson Buss como coordenador da Comissão de Instalação. Dentre as diversas atividades desenvolvidas após o anúncio, estiveram a visitação da imagem do padroeiro São José a todas as paróquias e a elaboração da "Oração pela Diocese de Criciúma e pelo Bispo". Isso motivou o espírito dos fiéis no período que antecedeu a instalação da Diocese de Criciúma, ocorrida em 15 de agosto do mesmo ano, na Festa da Assunção de Nossa Senhora.

Diocese em números

Atualmente, a Diocese de Criciúma é formada por 43 paróquias e três santuários. Congrega mais de 540 comunidades de fé num território de mais 5 mil km², dentro de 26 municípios. Conta com mais de 30 serviços de pastoral e é assistida espiritualmente por um bispo e mais de 80 padres diocesanos e religiosos. Também há nela a presença de 17 congregações religiosas femininas e masculinas, com carismas nas áreas da educação, saúde, serviços sociais e religiosos.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande