ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Presidente da Federação de SC de Skate celebra STU Criciúma e crescimento da modalidade

Esportes

há 1 ano


27/02/2023 16h30 - Atualizado em 27/02/2023 16h39


Entre os dias 23 e 26 de fevereiro, a cidade de Criciúma se tornou o polo de skate street no Brasil. Com grandes nomes do cenário e mundial, o STU Criciúma aconteceu na região e atraiu entusiastas da modalidade ao Criciúma Skate Park. Já a modalidade park será disputada nos dias 3, 4 e 5 de março novamente no município. 

Ao Meu Esporte Podcast, Ramon Bagnara (presidente da Federação Catarinense de Skate) citou a importância do Estado receber o torneio mais uma vez. "STU é um evento nacional, então tem homologação da Confederação Brasileira de Skate e acontece em outros estados também. É muito importante para o nosso estado, primeiramente para mostrar para prefeituras e municípios o quanto é importante ter uma pista de skate de qualidade, como é o caso de Criciúma que possui o Skate Park completo”.

“Hoje aqui no Estado, Criciúma é praticamente a única pista que consegue atender a um evento deste pela estrutura que tem. É uma honra receber um evento desse em Criciúma, uma cidade que tem uma história muito forte no skate estadual”, acrescentando que o evento ajuda a movimentar o turismo, o comércio e outros setores da economia local.

Durante o episódio do Meu Esporte Podcast, Bagnara revelou que a Federação Catarinense pode indicar nomes locais de destaque. “Esses eventos tem uma opção de ‘local hero’, como se fosse o herói local, indicado pela federação do estado onde o evento vai acontecer e a Confederação Brasileira analisa para poder participar alguém da região. A nossa vontade é que tenhamos outras pistas e que outras cidades de Santa Catarina possam receber esses eventos”.

Skate nas Olimpíadas e nos Joguinhos de Santa Catarina

Aos 34 anos, Bagnara anda de skate desde a infância por causa da influência dos irmãos mais velhos. Aos poucos, ele passou de um praticante da modalidade para alguém envolvido na organização da cena de skate estadual.

“Santa Catarina é um Estado muito forte no skate. Grande parte dos municípios tem a galera que anda, os projetos que usam o skate como ferramenta, mas não possuem uma associação. O meu desejo é auxiliar para que outros municípios possam se organizar”, afirmou.  

Muito ligado à causa social, o atual presidente da federação conseguiu unir as suas duas paixões ao “usar o skate como transformação social”. Por isso, Bagnara considera tão relevante a inclusão do skate nos Joguinhos de Santa Catarina e a possibilidade de inserção em outras competições esportivas do estado nos próximos anos.

Em relação aos Jogos Olímpicos, o skate fez a sua estreia em Tóquio. Kelvin Hoefler e Rayssa Leal levaram a prata na modalidade skate street, enquanto o catarinense Pedro Barros ficou em segundo lugar na modalidade park.

"Os Jogos Olímpicos tiveram que se modernizar para atrair mais o público jovem. E avaliando isso, viram que o skate estava tendo muitos adeptos e interesse do público jovem para deixar um pouco mais radical, mais atrativo. Algumas autoridades do skate falaram que não era o skate que precisava das Olimpíadas, mas as Olimpíadas precisavam do skate para ter essa cara nova”, avaliou Bagnara.

Sobre a Federação Catarinense de Skate

Fundada no ano de 2008, FCSKT foi criada com o intuito de ser o órgão que representa o skate em Santa Catarina, realizando eventos de todas as categorias, regulamentando e auxiliando as associações e atletas. A intenção é incentivar e estimular a disseminação do skateboard em Santa Catarina, através de ações, orientação e formação profissional, cultural e social.

Em 2022, a federação também conseguiu um feito inédito: seis atletas catarinenses foram Bolsa Atleta Estadual Fesporte 2022, nas modalidades Park, Street e Downhill Speed.

Fonte: Cristina Dominghini Possamai / Meu Esporte Podcast

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande