ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Atletas falam da dinâmica de jogo e do futebol americano em Criciúma

Esportes

há 1 ano


11/02/2023 13h11 - Atualizado em 11/02/2023 13h17


Os entusiastas de futebol americano estão vivendo a expectativa pela final da NFL (liga norte-americana do esporte) marcada para este domingo, 12. O Super Bowl (como o jogo decisivo é conhecido mundialmente) envolverá as duas equipes finalistas, Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs.

O Super Bowl também está mobilizando pessoas no Sul de Santa Catarina, mas a modalidade seguirá em destaque na região devido a nova temporada do time de futebol americano Criciúma Iron Tigers. 

Fundada em 2019, a equipe está se preparando para desafios a nível estadual e nacional e dois integrantes da comissão técnica, Arthur Biolo (coordenador ofensivo) e Lucas Sedrez (auxiliar de ataque) conversaram com o Meu Esporte Podcast nesta semana. O episódio completo pode ser acessado aqui.

"Estou no esporte desde 2017. Fui atleta na época do antigo Criciúma Miners. Tivemos uma mudança no projeto no meio do caminho e hoje faço parte da comissão do Criciúma Iron Tigers”, explicou Biolo.

“Estou há três anos no esporte. Eu sou auxiliar de ataque do Arthur, também fui atleta de defesa e protegendo o ataque. A gente está no esporte porque realmente ama, é um jogo contagiante”, complementou Sedrez.

Em entrevista ao Meu Esporte Podcast, Biolo explicou que uma equipe da NFL de futebol americano conta com 53 jogadores em média. “Trazendo para cenário nacional não tem um número fixo, então, pode variar de 30 até 60 atletas. Cada time possui uma equipe de defesa, uma equipe de ataque e uma equipe de especialistas”.

“A equipe de ataque é a responsável por marcar pontos, a defesa é responsável por segurar os adversários na tentativa de marcar pontos e os especialistas são um time que atuam com pontuação complementar tentando acertar o field goal, que é acertar o chute naquela trave em Y”, acrescentou.

Criciúma Iron Tigers

“O nosso time tem 45 atletas treinando e oito membros na comissão técnica. Time foi fundado em 2019 e foi o primeiro ano competindo, para um time que estava estreando no cenário com 95% de atletas que nunca tinha entrado em campo em um campeonato nacional, a gente saiu contente com o resultado. Em uma disputa com 32 times, acabamos em 14º ou 15º lugar”, afirmou o coordenador ofensivo.

Mas, a equipe segue aberta a novos integrantes e promove duas seletivas por ano. A primeira ocorre entre março e abril e a segunda em setembro, após a temporada competitiva. Conforme os entrevistados, a pessoa não necessita conhecer o jogo, mas precisa ter vontade de pertencer ao time e participar assiduamente dos treinamentos.

Super Bowl

Para Lucas Sedrez, o Super Bowl é o maior evento da TV americana, seja por audiência ou faturamento. Neste ano, a cantora Rihanna será a grande atração do famoso ‘Show do Intervalo’.  

“Eu acredito que será um jogo muito equilibrado. De um lado, temos um Philadelphia Eagles em ascensão, um quarterback iluminado que está jogando muito bem tanto a parte aérea quanto terrestre e uma defesa muito boa, uma das quatro melhores da liga. E, do outro lado, temos o Kansas City Chiefs, que por si só já fala. Patrick Mahomes é o quarterback que pode se tornar o maior de todos os tempos, o que ele faz é fora de série. Ele revolucionou a posição”, avaliou.

 

Fonte: Cristina Dominghini Possamai / Meu Esporte Podcast

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande