ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Grupo de teatro de sombras encerra apresentações em Turvo exaltando o legado da heroína Anita Garibaldi

Entretenimento

há 1 ano


12/12/2022 20h55


Turvo – O Sombrista, grupo de teatro de sombras de Turvo, encerra a turnê de apresentações ‘‘Além da Heroína, uma história da Anita Garibaldi”. Após as três sessões abertas ao público no Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi, a equipe realizou mais cinco espetáculos em duas instituições de ensino do município.

A Escola de Educação Básica João Colodel recebeu o grupo em três períodos (manhã, tarde e noite) no dia 29 de novembro, enquanto a escola Jorge Schutz contou com apresentações no turno matutino e vespertino na última sexta-feira, 2 de dezembro.

 “O Sombrista acredita que educação deve estar aliada a Cultura para promover reflexão e ampliação do pensamento crítico. Levar o espetáculo ao ambiente escolar é uma oportunidade para nós como artistas de nos aproximarmos do público jovem e para a escola continuar a discussão do tema em sala de aula”, declarou a atriz e integrante do grupo, Diana Manenti.

Além das apresentações teatrais, as duas escolas receberam lanternas doadas pelo público. A intenção é que os itens sejam utilizados em atividades escolares que estimulem a prática do teatro de sombras. “O evento cultural, quando aliado à educação, possibilita que a aprendizagem ultrapasse os limites da sala de aula e promove a discussão sadia e tão importante nos dias de hoje”, complementou Diana.

O teatro de sombras e a heroína catarinense

O servidor público, Marcus Fernandez compareceu a estreia de ‘Além da Heroína, uma história da Anita Garibaldi’ em 27 de novembro, com a opção de audiodescrição aberta – recurso que facilita o acesso de cegos e das pessoas com deficiência visual à arte. “Foi um espetáculo maravilhoso além de nos relembrar a história do nosso estado, o grupo teve um cuidado maravilhoso em relação a inclusão do audiovisual para as pessoas com essa necessidade. E fico muito feliz em saber que nosso município tem grandes artistas trazendo a cultura”, afirmou Fernandez.

A jornalista Renata Angeloni, por sua vez, citou que a apresentação ‘instigou a descoberta de novas sensações’. “Foi muito interessante acompanhar o conteúdo do material da peça ao mesmo tempo em que me sentia envolvida com a magia de um trabalho diferenciado que ainda não havia vivenciado. A magia das sombras traz um envolvimento diferenciado. Paralelo, a oportunidade de ouvir a audiodescrição destacou um terceiro elemento para tornar a peça mais diferenciada. Foi ter acesso a um trabalho de grandes centros”.

Já a vendedora Brisa Febraio aproveitou a oportunidade para levar a filha – que compartilha o nome com a heroína catarinense - para prestigiar o espetáculo. “O teatro de sombras proporcionou a mim e minha família experiências sensoriais diversas, por meio da audiodescrição e do jogo de luz e sombras em si. Além de podermos nos aproximar de uma forma emocionante de uma outra perspectiva de história desta guerreira da nossa terra. Anita é uma heroína que representa a força, não só da mulher catarinense, mas das mulheres de fibra que compõem a nossa caminhada de batalhas cotidianas, assim como ela enfrentou com amor e dor uma guerra de verdade”.

Vale salientar que o projeto do grupo ‘O Sombrista’ foi realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ∕ Artes – Edição 2021. Além disso, a iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Turvo, Gráfica Turvense, Invernada Artística Anita Garibaldi, EEB Jorge Schutz, EEB João Colodel e Bossa Produtora.

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande