ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Grupo turvense, ‘O Sombrista’ utiliza teatro de sombras para fomentar a cultura e a inclusão social infantil

Entretenimento

há 1 ano


12/10/2022 13h13


O dia 12 de outubro se destaca no calendário brasileiro por dois motivos muito especiais. Além da data dedicada à Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil), o dia também é especial para os pequenos brasileiros. Além dos presentes e brincadeiras com entes queridos, a data comemorativa também pode servir para reflexão.

Com sede em Turvo, o grupo de teatro ‘O Sombrista’ utiliza uma arte milenar para contar histórias, fomentando a cultura e a inclusão social, sobretudo entre crianças e adolescentes. Com cinco anos de existência, o grupo que é especializado em teatro de sombras, é o único coletivo teatral da cidade. Fundado por Diana Manenti e Giancarlo Carlomagno, o grupo ainda conta com Leticia Abreu Carlomagno e Poliana Peres.

“O teatro de sombras é uma arte milenar e primitiva. Se imaginarmos povos antigos ao redor de uma fogueira dentro de uma caverna, podemos imaginar que o mesmo começa ali, quando essas comunidades percebem suas próprias sombras refletidas nas paredes. Um tanto ritualístico, o teatro de sombras trabalha com muita concentração, foco e precisão. Apesar de ser teatro, se aproxima muito do cinema”, explicou Diana Manenti.

“A complexidade desta linguagem está em contar uma história com criatividade tendo uma limitação básica: a sombra. Um elemento escuro e chapado, em plena era do 3D. O teatro de sombras contemporâneo, que é o que trabalhamos, se diferencia muito do clássico oriental. Ele se desenvolve muitas vezes em multi telas, de formatos diferentes, usa fachadas de casas e prédios como tela em algumas montagens, usa cor em seus elementos através de filtros coloridos e ainda mistura o ator e sua sombra, atuando juntos em uma mesma cena”, complementou.

 

Espetáculos gratuitos e inclusivos sobre Anita Garibaldi

 

O próximo projeto de ‘O Sombrista’ será o espetáculo de teatro de sombras intitulado Anita Garibaldi: além da heroína, baseado na performance Às Sombras de Anita criada em 2020 pela companhia. O espetáculo foi elaborado a partir de uma investigação promovida por Diana desde 2018 a respeito da vida dessa personagem histórica.

Ao todo, o grupo realizará cinco apresentações na cidade de Turvo no mês de novembro. Nos dias 24, 25 e 26 de novembro, o público poderá acompanhar gratuitamente três sessões no Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi a partir das 20h. Além da proposta de resgatar o legado de Anita Garibaldi, o espetáculo também oferecerá um elemento inclusivo: a audiodescrição.

Em resumo, a audiodescrição é um recurso de acessibilidade que permite que as pessoas com deficiência visual possam acompanhar e compreender melhor produções audiovisuais, como peças de teatros, musicais, exposições, filmes, programas de TV e outros, ouvindo o que está acontecendo em cena.

As outras apresentações do espetáculo serão promovidas na Escola EEB Jorge Schutz e na Escola EEB João Colodel, onde também serão desenvolvidas oficinas de teatro de sombras com os alunos. “O teatro é uma ferramenta pedagógica com potencial capaz de auxiliar o processo educacional. O teatro em si, promove oportunidades para que crianças e adolescentes conheçam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos, operando com um modo coletivo de produção de arte, ou seja, tendo uma função social”, declarou Diana.

De acordo com a fundadora do grupo, o teatro é uma atividade que estimula a criatividade e pode ser considerado um ‘brincar com imaginário’. “O teatro é uma linguagem artística que engloba muitas formas de expressão, sendo possível a inclusão de todos e pode ser usado como uma ferramenta eficaz com o objetivo de divulgar a inclusão”, concluiu.

 

Fonte: Cristina Possamai - Foto: Ana Colodel

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande