ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Festa de São Sebastião da Figueirinha une as cidades de Balneário Gaivota e Sombrio

Entretenimento

há 3 meses


19/01/2024 09h00


Balneário Gaivota - No próximo sábado, 20 de Janeiro, será feriado nos municípios de Sombrio e Balneário Gaivota. E como tradição nos dois municípios é dia de celebrar a famosa e centenária festa de São Sebastião, padroeiro da comunidade de Figueirinha. A festa também celebra Nossa Senhora Aparecida e por esta razão, sairão duas procissões, na sexta-feira, 19, saindo às imagens de São Sebastião de Sombrio e de Nossa Senhora Aparecida da Gaivota, com encontro na comunidade de Figueirinha, Balneário Gaivota.

 

 

Na noite de sexta-feira, a programação da festa terá Santa Missa Votiva, às 20h30min na igreja de Figueirinha, logo após feirão de galinha assada e rosca de polvilho; No sábado, 20, Dia da Festa, haverá missas de acolhimento aos romeiros com início às 6 horas da manhã, 8 horas e 10h30min, sendo esta celebrada pelo Bispo Diocesano Don Jacinto Inácio Flach.

 

 

O evento segue com almoço ao meio-dia, churrasco e saladas e às 15 horas, Santa Missa Votiva a Nossa Senhora Aparecida, pelo Pároco de Balneário Gaivota, Padre Daniel Pagani, seguido de tarde musical com a dupla Michele e Giovani. O evento faz parte do calendário turístico de Balneário Gaivota. Na sexta-feira, 19, haverá a tradicional rústica em homenagem a São Sebastião, desta vez, na parte da noite, denominada de Rústica São Sebastião Night Run.

 

 

“Convidamos todos a participar, teremos várias Missas e muitos momentos lindos para celebrar o dia do Padroeiro, e por isso com muita alegria esperamos todos para juntos rezarmos com muita Fé”, completa Padre Daniel Pagani, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

 

 

#Anuncio_85

 

 

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

 

DIA 19 DE JANEIRO DE 2024 (SEXTA-FEIRA)

 

20h-Procissão da imagem de São Sebastião, saindo da casa dos Festeiros,  Claudinei Vargas da Silva & Ivonete Silveira Pires da Silva, na Rua Pedro Coelho, 22, bairro  São José, Sombrio/SC. E de Nossa Senhora Aparecida, saindo da casa dos festeiros Aldinei Silvano dos Santos & Eriedna Maciel Pereira na Rua K, ao lado n° 706, Jardim Ultramar, Balneário Gaivota/SC, até a Igreja São Sebastião na Comunidade da Figueirinha.

20h30-Santa Missa Votiva a São Sebastião, sob a presidência do Pe. Rafael Peres Martins

Liturgia: Comunidade Santo Expedito

Cantos: Ministério de Música Santo Expedito

 

DIA 20 DE JANEIRO DE 2024 (SÁBADO) DIA DA FESTA

 

05h30-Terço Vocacional

6h-Santa Missa Votiva a São Sebastião, presidente: Pe. Eduardo Martins

Liturgia: Paróquia São João Paulo II

Cantos: Ministério de Música Vozes do Altíssimo

Cantos: Ministério de Música

8h- Santa Missa Votiva a São Sebastião, tendo como presidente, o Padre Fábio Fernandes Roque, liturgia a cargo da Paróquia Santo Antônio de Pádua e cantos com Grupo Canto Nossa Senhora das Graças;

10h30- Santa Missa Votiva a São Sebastião, tendo como Presidente o Bispo Diocesano Don Jacinto Inácio Flach, liturgia a cargo da Comunidade Matriz do Bom Parto, cantos Ministério de música da igreja Nossa Senhora do Bom Parto;

15h-Consagração a Nossa Senhora Aparecida, procissão e escolha dos novos festeiros, tendo como Presidente o Padre Daniel Pagani

 

PROGRAMAÇÃO SOCIAL

 

Dia 19 de Janeiro de 2024 (Sexta-feira)

Após a Santa Missa Votiva haverá feira de galinhas com rosca. Animação: Galera da Vanera.

Dia 20 de Janeiro – Dia da Festa

16h-Tarde Dançante com Michele & Giovani

 

A tradição dos Pães

 

A tradição dos Pães já ultrapassa os 80 anos e começou a partir do momento que o pessoal daquela comunidade foi recebendo graças e confeccionando os pães de acordo com a graça recebida. Por exemplo quem tinha uma doença na perna e havia sido curado, fazia um pão em forma de perna e doava para a igreja. Algumas pessoas descansavam embaixo de uma figueira, por isso o nome da comunidade, e ali rezavam a São Sebastião, que é o santo padroeiro contra a peste, a fome e a guerra. E muitas graças foram alcançadas.

 

Quem foi São Sebastião?

 

O imperador Maximiniano recebeu a informação de que havia cristãos infiltrados no exército romano, os identificou e expulsou. Apenas os filhos de soldados ficaram, obrigados a servirem o exército, e esta era a situação de Sebastião.

Ele foi denunciado por um soldado e o imperador, após sentir-se traído, mandou que Sebastião renunciasse à sua fé. O santo se negou a fazer esta renúncia, por este motivo, Maximiniano mandou que ele fosse morto para servir de exemplo e desestímulo a outros. Os arqueiros de Roma tiraram as roupas de Sebastião, o amarraram em um poste no estádio de Palatino e lançaram suas flechas contra ele. Além disso, foi deixado para sangrar até morrer.

Um grupo de cristãos foram até o local e perceberam que Sebastião continuava vivo. Então, retiraram ele de lá e o esconderam na casa de uma das mulheres do grupo, que cuidou de seus ferimentos.

Após se curar, o santo católico continuou evangelizando e pediu ao imperador Maximiniano que parasse de perseguir e matar os cristãos. O comandante de Roma mandou que Sebastião fosse açoitado até morrer e depois jogado em uma fossa, para que nenhum cristão o encontrasse.

 

Fonte: Da Redação - Mariane Rodrigues

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande