ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Estudos oferecem prática de internacionalização na Unesc

Educação

há 1 ano


04/01/2023 10h50


Disciplina ofertada para acadêmicos da Universidade promove intercâmbio sem sair da sala de aula

 

Região - Um ambiente internacionalizado dentro da própria Universidade com muita troca de experiências e culturas diferentes. Já pensou em como isso pode ser feito? Na Unesc, tudo isso é possível, por intermédio da disciplina "Estudos da Contemporaneidade", proposta, idealizada e experienciada neste segundo semestre de 2022 pela pró-reitoria de Ensino e a pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, além do Escritório de Relações Internacionais da Universidade. A novidade, oferecida com aulas ministradas em inglês, é uma forma de imersão com estrangeiros e com isso proporciona aos alunos brasileiros a experiência de intercambialidade, diminuindo fronteiras culturais, sociais, políticas e econômicas, já que por meio dela, se promove a discussão de temas da atualidade. 

A iniciativa, conforme o diretor de Ensino Presencial da Universidade, Marcelo Feldhaus, não está ligada a um curso específico, ou seja, pode atender a todos. "Essa experiência diferencia a Unesc no cenário da internacionalização no ensino de graduação. Vivemos em um mundo globalizado em que o domínio de outros idiomas, além de nossa língua materna, torna-se fundamental para qualificar ainda mais a formação acadêmica e cidadã oferecida pela Unesc. Oportunizar esse contato por meio de uma disciplina comum entre diferentes cursos é uma das iniciativas da Graduação Multi", destaca.

Os encontros ocorrem uma vez por semana. São 20 aulas com discussões sobre temas transversais, como vacinação, eleições, história de países, viagens, alimentação, atividades físicas, entre outros. "A dinâmica utilizada varia, mas em todas elas a base utilizada é o idioma estrangeiro. Estudamos textos atuais de temas diversos e todos interagem muito bem. É uma experiência incrível para os acadêmicos e para os professores", diz o professor dos cursos das áreas das humanidades da instituição, Richarles Souza de Carvalho, responsável por ministrar a disciplina. 

Com isso, conforme a professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), Cinara Ludvig Gonçalves, também professora desta disciplina, os participantes conseguem visualizar e se sentir mais estimulados para aperfeiçoar a língua ou para ir para o exterior. "A Unesc está oportunizando uma imersão cultural através desta disciplina, um espaço de troca e aprendizado com convidados de outros lugares do mundo, tornando uma experiência enriquecedora. Eles se sentem mais motivados para conhecer outros países", sublinha Cinara.

Ampliação das oportunidades

A disciplina teve tanto sucesso que no próximo semestre será ofertada com, além do inglês, aulas em espanhol. "A ideia surgiu como forma de discutir assuntos da atualidade, por meio de uma língua estrangeira, valorizando os estrangeiros que temos na Universidade e fora dela, trazendo ainda outras habilidades, além de ser um momento de interação com temáticas pertinentes", comenta a coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Vanessa Moraes de Andrade.

 

De acordo com Vanessa, existem muitas formas de fazer internacionalização e uma das maneiras é proporcionar aos acadêmicos o convívio com a língua estrangeira, as culturas e vivências de outros países. "É uma disciplina na qual trabalhamos as Soft Skills, termo que se refere às habilidades pertinentes à personalidade de um profissional. É um momento de interação com temáticas pertinentes", enaltece.

O acadêmico do curso de Direito da Unesc, Samuel Cardoso queria aperfeiçoar a língua inglesa e encontrou a oportunidade certa, por meio desta disciplina. "Achei a experiência maravilhosa. Mesmo para quem não consegue falar fluentemente é algo tranquilo. Em algumas aulas a gente consegue pegar o ritmo. Todos deveriam participar, principalmente, quem quer ter uma experiência exitosa internacionalmente. Foi melhor do que eu imaginava", observa.

"Me inscrevi e adorei os encontros. Foram diferentes e motivadores", complementa o acadêmico do curso de Direito, Pedro Motta.

Quem também adorou participar das aulas foi o acadêmico do curso de Psicologia, Andris Eyng. "Gosto dessa troca cultural e de falar inglês e vi aqui uma oportunidade. É uma experiência incrível, pois conseguimos interagir com outras áreas e com pessoas de outros países. É totalmente diferente", ressalta.

 

Oportunidades

Esse é um dos diferenciais da Graduação Multi que para 2023/1 ampliará também uma turma em Língua Espanhola, além da Língua Inglesa. O objetivo é aproximar os acadêmicos de uma língua estrangeira, e por meio dela, promover a discussão de temas da atualidade. Propõe-se ainda a integração entre acadêmicos, professores e convidados, contribuindo para diminuir fronteiras culturais, sociais, políticas e econômicas. 

Mais informações sobre a disciplina podem ser obtidas pelo email [email protected] e pelo telefone (48) 3431 2660. As aulas podem ser aproveitadas como optativa, eletiva, atividades complementares e como atividade de extensão.



Portas abertas para a transformação

Os interessados em conhecer e fazer parte das experiências proporcionadas pela Unesc, como toda a gama de graduação em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915 0433.

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e pelos cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo telefone (48) 3431 4500 (whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) (48) 99644 0170 ou no (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30 às 21h. Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.

 

Unesc está com matrículas abertas e com muitas oportunidades de desconto. Confira:

10% - Para famílias. Desconto a partir da matrícula do segundo membro familiar.

20% - Para ingressantes em sua primeira graduação; para transferência de outra instituição de ensino; para acadêmicos de outras instituições que tenham parado de estudar há mais de dois semestres; para empresas parceiras; e para formados do Colégio Unesc que estudaram o 3º ano do Ensino Médio na instituição.

25% - Para quem quer cursar uma segunda graduação e não se formou na Unesc; e para acadêmicos da Unesc que pararam de estudar há mais de dois semestres.

30% - Egresso da Unesc e quer fazer segunda graduação ou pós-graduação; e para formados do Colégio Unesc que estudaram todo o Ensino Médio na instituição.

35% - Para quem tem 45 anos ou mais.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande