ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Prêmio Confap: Unesc tem quatro finalistas na etapa estadual

Educação

há 1 ano


19/10/2022 12h27


Iniciativa tem o objetivo de reconhecer boas ações e inovadoras nos setores públicos e privados


Região - Três professores pesquisadores e um profissional da área da comunicação da Unesc foram selecionados na etapa estadual do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação/ Professora Odete Fátima Machado da Silveira - Edição 2022. O resultado foi divulgado recentemente pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), uma das 26 instituições vinculadas ao Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e responsável pela seleção de candidaturas na etapa estadual. A solenidade de divulgação dos vencedores para esta etapa ainda será divulgada pela Fapesc.

Estão entre os finalistas os pesquisadores Luciane Bisognin Ceretta, Oscar Montedo e Alexandre Gonçalves Dal Bó e a jornalista Mayara Cardoso. Para chegar aos nomes dos finalistas da etapa estadual, a Fapesc contou com a participação das Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs), responsáveis pelas indicações, e dos avaliadores, responsáveis pela seleção, que foi dividida em três categorias: Pesquisador Destaque; Pesquisador Inovador; e Profissional de Comunicação.

Na categoria Pesquisador Inovador – Subcategoria Setor Público -, está a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, que ficou muito feliz com o reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido na instituição. "Somos uma Universidade comunitária que prima pelo conhecimento e pelo compartilhamento dele. Investimos em tecnologia, em inovação e em pesquisa. Somos uma Universidade que cuida das pessoas e das que dela vivem, que fazem acontecer e que contribuem para o desenvolvimento da nossa região", diz. 

A reitora ainda enfatizou que ficou muito feliz em ser lembrada. "Temos profissionais engajados, altamente qualificados e que produzem grandes significados por meio das suas habilidades e que tanto contribuem para a instituição, a região, o estado e o país", completa a reitora. 

 

Os finalistas

 

O professor Oscar Rubem Klegues Montedo, coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP) da Universidade, foi o selecionado na categoria Pesquisador Inovador – Subcategoria Setor Empresarial.  Para ele, estar entre os finalistas é uma grande satisfação, sobretudo por representar a Universidade em um prêmio tão importante como este. 

"Este reconhecimento representa algo muito importante para mim pessoalmente e como profissional da Unesc. Essa categoria considera a interação com o setor produtivo empresarial, por meio de produção científica e tecnológica, considerando artigos, patentes e tantos outros aspectos de interesse empresarial, que tanto nos orgulha", diz.

Já na categoria Pesquisador Destaque com ênfase em Ciências Exatas está o professor doutor Alexandre Gonçalves Dal Bó, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Universidade, que também salienta a importância e o reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos na academia. 

"Esse resultado é o reconhecimento ao trabalho que estamos realizando na Unesc por meio de diversos projetos frente às pesquisas e pelo desenvolvimento e inovação na área das exatas e engenheiras. Estou feliz e lisonjeado por termos também outros pesquisadores neste importante prêmio", destaca. 

Na categoria Profissional de Comunicação, a coordenadora de Redação da Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing (Aicom) da Unesc, Mayara Cardoso, também figura entre os selecionados. Para ela, é também uma honra representar a categoria e ser lembrada no segmento que prima pela informação de excelência por meio da divulgação das ações realizadas pela instituição. 

"Para nós, comunicadores, contar histórias que envolvem a ciência e tudo o que ela é capaz de transformar é a grande recompensa pelo nosso trabalho. Quando imaginei estar ao lado de grandes pesquisadores desta forma? Estar na Unesc e viver tudo isso que ela proporciona é algo sobre o qual falo com orgulho e que busco honrar a oportunidade todos os dias", diz.

A premiação é concedida para pesquisadores que tenham se destacado em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados produziram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira, e aos profissionais que, por meio do jornalismo científico, contribuíram para a aproximação entre a ciência, tecnologia, inovação e a sociedade, também estão sendo lembrados. 

Os vencedores de cada categoria em nível estadual irão participar da competição nacionalmente, que ocorrerá no próximo ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande