ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Colégio Satc é bicampeão estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Educação

há 8 meses


21/08/2023 12h00


Duas equipes do colégio irão representar Santa Catarina na disputa nacional da competição em Salvador (BA).  

 

Técnica, criatividade e muito empenho marcaram a participação de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, que ocorreu neste sábado (19) em Criciúma. O grande campeão estadual foi o Colégio Satc, conquistando o 1º lugar nos dois níveis da competição, e serão os representantes de Santa Catarina para a disputa Nacional em Salvador, em outubro. 

 

"Esse é o resultado do nosso trabalho. A gente vem desenvolvendo a robótica há bastante tempo aqui na Satc, então essa é uma cultura que já está inserida na nossa rotina. Esse resultado é muito merecido pelo esforço de toda a equipe de professores e alunos envolvidos que conseguiram o resultado que estavam correndo atrás", afirmou a diretora do Colégio Satc, Izes Ester Machado Beloli. 

 

O evento, que reuniu equipes de toda Santa Catarina, foi realizado pela terceira vez em Criciúma. "O evento superou as expectativas, tanto no nível de comprometimento dos robôs apresentados para a competição, quanto na energia e integração positiva que o evento proporcionou", ressaltou o coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica da UniSatc e um dos organizadores do evento, João Mota Neto. 

 

Provas tensas e bicampeonato garantido 

 

A Olimpíada Brasileira de Robótica é desenvolvida em duas modalidades, prática e teórica, exercitando conhecimentos dos estudantes. O objetivo da competição é estimular os jovens a unirem os saberes da ciência e tecnologia, promovendo o pensamento lógico. 

 

No nível 1, os vencedores foram os estudantes Artur Lucio Savi, Enzo Martins Coelho, Vinícius Silveira de Souza e Marcos Vinicius Faraco Ghedin Borges. Já no nível 2, que contempla alunos do Ensino Médio, os alunos da Satc vencedores foram Gabriel dos Santos, Vitor Tinelli, Matheus Carminatti e Miguel Teixeira Caroli.  

 

Os conhecimentos em robótica, programação e inteligência artificial foram determinantes para a conquista da 1ª colocação das duas equipes. Na competição era preciso realizar o desafio de colocar na pista um robô autônomo seguidor de linha, que pudesse identificar falhas no caminho, reencontrar o trecho e salvar vítimas.  

 

"Bicampeão, graças a Deus. Duas OBR's e duas vitórias. Nós já estamos há bastante tempo trabalhando em cima do robô. À noite, sábado, domingo... Foi cansativo, mas fomos recompensados. Agora é a expectativa pelo Nacional, não vamos para perder, queremos colocar Santa Catarina no topo", afirmou o estudante Vitor Tinelli. 

 

Agora, os grupos vencedores se preparam para a disputa da etapa nacional, que será realizada de 7 a 12 de outubro, em Salvador (BA). 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande