ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Plano de Desenvolvimento Socioeconômico: Moradores de Turvo planejam futuro

Cidades

há 1 ano


20/05/2022 10h05


Encontro ocorreu na noite da  última quinta-feira (19), no Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi 

 

Já parou para pensar onde quer estar daqui a dez anos? E a cidade onde mora? O que deseja para o futuro e quais as oportunidades que poderão ser oferecidas aos moradores e visitantes? Essa reflexão e debate foram iniciados pela população de Turvo, uma das 15 localidades participantes do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico na Associação do Extremo Sul Catarinense (Amesc). O evento é conduzido pela Unesc, em parceria com o Sebrae/SC, a Amesc e com o Governo Municipal. Mesmo com o frio registrado na noite desta quinta-feira (19/5), lideranças locais e comunidade em geral foram até o espaço dedicado para o debate, o Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi, localizado no Bairro Cidade Alta, para o lançamento oficial do projeto na cidade.

 

A terra que se destaca em diversos setores, como pontuou o prefeito Sandro Cirimbelli, conta com a participação popular nesse processo de construção da cidade do futuro. "É um grande privilégio receber a Unesc e o Sebrae em nosso município. Sentimos a necessidade disso. Não podemos ficar esperando. Somos referência no Vale do Araranguá. Precisamos ficar atentos. Essa é uma grande oportunidade para todos", salientou.

 

A reitora Luciane Bisognin Ceretta não pôde estar presente, mas fez questão de deixar um recado a todos os participantes. "Esse município de grande atrativo, de economia pujante, com destaque para a produção do arroz e que lhe rendeu o título de capital da mecanização agrícola. Não tenho dúvidas que o plano será um grande instrumento para nortear o futuro do Extremo Sul Catarinense, possibilitando aos municípios, o protagonismo que merecem. Um plano que traz uma importante reflexão sobre o território e que deverá mexer com todas as estruturas, desde o turismo, a saúde, a segurança pública, a educação e a economia. O compromisso de uma universidade comunitária é tornar a região onde está inserida cada vez mais fortalecida com projetos estruturantes que agreguem valor e promovam ainda mais qualidade de vida. A Unesc estará sempre de portas abertas ao município e a todas as iniciativas que promovam o desenvolvimento da nossa região", destacou.

 

A coordenadora da área de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc, Elenice Padoin Juliani Engel, representando a gestão da Universidade no evento, enfatizou sobre o foco que é planejar. "Essa é a missão da Unesc, a Universidade Comunitária, estar atuando junto à população. Turvo já deu uma pequena mostra em 2019 quando fizemos o Fórum para discutir o desenvolvimento socioeconômico da região e foi desse processo que chegamos no plano da Amesc. Estamos com grandes expectativas para essa cidade que inicia o planejamento para os próximos dez anos", disse.

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Samuel Neoti, ressaltou o sucesso do plano pelo envolvimento da Unesc e do Sebrae pelo que representam.

 

 

Apresentação

 

A coordenadora do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade, Melissa Watanabe fez apresentação da metodologia de elaboração do trabalho. "O plano de desenvolvimento não é feito no laboratório. A presença da população para entender o processo transparente que é feito é fundamental para o engajamento das outras etapas que são os workshops. Estarem aqui é valorizar o município, é valorizar o pensar o município para o futuro", comentou.

 

Para ela, Turvo tem uma força no agronegócio, na agricultura que é uma fortaleza estruturante. "Isso faz com que se consiga, a partir disso, potencializar outros segmentos que podem estar relacionados ao agronegócio, por exemplo, como as tecnologias utilizadas. Vamos pensar e para isso precisamos começar. Precisamos saber o potencial para que consigamos planejar", convidou Melissa reforçando que todo o trabalho é pautado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

O evento foi abrilhantado pelo Coral Municipal de Turvo que conta com a regência do maestro Rodrigo Fernandes Duarte. O próximo encontro dos munícipes será no Workshop, dia 3 de junho com o momento da escuta e fortalecimento de ideias. A participação é de modo virtual, a partir das 14h.

 

Também participaram do lançamento, o vice-prefeito, Osvaldo Fávaro, a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Evelise Menegaro, o Diretor Executivo da Amesc, Francisco Diello e o assistente da Gerência Regional Sul do Sebrae/SC, Marcos Tondin.

 

Participação

 

Já participaram do lançamento do plano, as cidades de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Sombrio, Balneário Gaivota, Timbé do Sul, Meleiro, Morro Grande e Jacinto Machado. Muitos deles já fizeram, inclusive o Workshop que faz parte das ações dessa importante ação que tem o objetivo de olhar o futuro visando estratégias de crescimento.

 

Os passos até a conclusão dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios da Amesc:

1º - Evento de lançamento, quando Unesc, Sebrae/SC e Amesc convidam a população de cada uma das 15 cidades a participar da elaboração do Plano. No mesmo dia, é lançada a consulta pública online, onde todo e qualquer cidadão pode contribuir.

2º - Após serem provocados a pensar o município para daqui a dez anos, a população participa de um workshop online, momento em que podem apresentar as suas ideias e sonhos, visando melhorias para a cidade onde habitam;

3º - Em um segundo workshop, serão ouvidos integrantes do setor produtivo para debater sob o ponto de vista da geração de oportunidades de emprego e renda;

4º - Após estas etapas, a Unesc, o Sebrae/SC e a Amesc farão a entrega do documento em novembro deste ano.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Unesc

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande