ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Volta Grande conta a história dos 72 anos de Turvo em um especial de 24 páginas

Cidades

há 3 anos


20/03/2021 07h00 - Atualizado em 19/03/2021 10h40


Turvo celebra 72 anos de emancipação político-administrativa neste dia 20 de março. A pandemia do coronavírus impede que haja festividades para marcar a data, porém a população turvense tem muitas conquistas e histórias que devem ser comemoradas. É momento de reconhecer os avanços construídos ao longo das décadas por um povo batalhador que não mede esforços de solidificar e construir um entorno cada vez com mais qualidade de vida.

 

A cultura local é bastante forte. Desde a chegada das primeiras famílias percebeu-se a valorização das pessoas e de todos os hábitos que envolviam suas rotinas. Este fato se percebe na organização dos itens históricos, tanto que o município é um dos poucos do extremo-sul que possui um museu, o Centro Municipal de Cultura Antônio Bez Batti/ Museu Histórico Lourenço Manenti. A comida típica italiana também chama atenção, e a mesa farta, é marca desta gastronomia herdada já da época da colonização. Turvo tem uma forte influência da imigração italiana, mas a cidade é construída com a colaboração de várias outras culturas: alemã, polonesa, portuguesa e negra.

 

E esta força que formou a cidade, rua a rua, pedra a pedra, que se constrói uma liderança econômica, especialmente na área de agronegócios. Os produtores rurais possuem uma força produtiva que elevam Turvo a um patamar privilegiado. Hoje, os maiores destaques se voltam para as produções  de arroz, exportação de sementes, criação de frangos e de pitayas orgânicas. Além de ser forte no agronegócio, a metalmecânica ainda é um setor produtivo que aponta a dedicação e empenho de homens e mulheres turvenses. Comércio forte e organizado, reforçam a dedicação de um povo empreendedor e trabalhador.

E não é somente de trabalho que a rotina dos turvenses se compõe, a Festa do Colono e Festália, por exemplo, são momentos aguardados no estado, pois são eventos de grande porte. A Arrancada de Tratores vem junto como uma mostra desta união de cultura, trabalho e diversão que distinguem o cidadão turvense.  

O Parque de Exposições Ires Olivo junto ao Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi ambientam um espaço privilegiado para o turismo de eventos.

 

A infraestrutura urbana contrasta com um cenário de beleza ainda cheia de preservação. Não é apenas os campos de produção agrícola que envolvem o entorno da cidade, mas um verde de beleza esplendorosa. O Pico das Três Marias também é destaque das belezas naturais.

Turvo é formado por um povo de fé, com espaço para as várias religiões, mas todas voltadas nesse momento  com orações para que Deus dê muita saúde para o povo.

 

ESPECIAL

O Jornal Volta Grande fez um especial de 24 páginas que está encartado em nossa edição impressa e também online em nosso site  voltagrandeonline.com.br

Fonte: Jornal Volta Grande/José Mota

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande