ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Cejama completa 59 anos de fundação e muitas realizações

Cidades

há 3 anos


20/09/2020 19h01 - Atualizado em 20/09/2020 19h03


A Cejama completa hoje, seus 59 anos de fundação, construída por pessoas que nunca deixaram de sonhar, lutar e acreditar na cooperação.

 

Um pouco da história da Cooperativa 

Em 1929 o Sr. Egídio Tomazi iniciou o fornecimento de energia elétrica, sendo gerada por um dínamo instalado em sua serraria, movido a água, turbina e gerador de baixa potência, que abastecia poucas residências e estabelecimentos, ou seja, não se tornou um fator preponderante na ampliação do sítio urbano. 

Na década de 60, após emancipação política e administrativa do município de Jacinto Machado, alguns agentes marcaram a expansão urbana e o crescimento do município a nível regional, como a instalação da Cooperativa de Eletrificação Rural de Jacinto Machado Ltda, que foi fundada em 20 de setembro de 1961. 

Assim, frente aos obstáculos causados pela falta de energia, no desenvolvimento social e econômico do jovem município, reuniram-se de livre e espontânea vontade, membros da comunidade, com a intenção especial de constituir uma sociedade cooperativa responsável pela energia elétrica do município. 

Na época, só possuíam energia elétrica aqueles que moravam em distritos ou nas cidades. Alguns agricultores acreditaram no sistema cooperativista e através de suas próprias economias, construíram redes, dando início a Cooperativa de Eletrificação Rural de Jacinto Machado. 

A energia era inicialmente provinda da Usina Termoelétrica de Capivari (atual Capivari de Baixo) e distribuída aos seus 17 sócios fundadores sendo eles: 

Pool Jorge Zacca, Silvio Boff, Ângelo Frassetto, Vitório Zanatta, Lédio Savi Mondo, Vitório Benicá Justi, Egidio Tomasi, Lênio Leônidas Lopes, Albino Zanatta, Artur Tramontin, Stefano Rzatki, Archimimo José Pereira, Francisco Ernesto Sabóia, Laerte Spíndola Lisboa, Quintiliano Emerich, Fermino Boff e Paulino Boff.

 

Presidente parabeniza e destaca a importância dos fundadores

 

“Temos que agradecer a persistência de seus idealizadores, e os que vieram depois, pois, só graças a eles, hoje dispomos de uma cooperativa sólida e que atende com respeito, honestidade e competência 5.281 unidades consumidoras. Penso que ainda temos muito aprendizado e desafios pela frente, mas, estamos comprometidos em cada vez mais melhorar através de nosso esforço e trabalho. Meu sincero desejo é que a cooperativa continue crescendo e consequentemente melhorando cada vez mais o fornecimento de energia para todos os consumidores e associados. Também gostaria de agradecer, a confiança depositada em nossa administração e de forma especial, aos nossos colaboradores que não medem esforços para alcançarmos excelência em todos nossos serviços prestados” Completa o Presidente da Cejama, Angelo Valdati Neto.

 

 

 

Fonte: Mariane Rodrigues/Jornal Volta Grande

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande