ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Nós precisamos reconstruir o pacto federativo, diz Ponticelli

Cidades

há 4 anos


25/09/2019 14h14


Na abertura do Congresso de Prefeitos, presidente da Fecam falou sobre problema financeiro das cidades e possíveis soluções
 

O presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, disse na noite desta terça-feira (24) que é necessário reconstruir o pacto federativo brasileiro. Ele abriu o Congresso de Prefeitos e falou sobre inovação, crise financeira, e busca por soluções. O pacto federativo é uma pauta antiga dos municipalistas e prevê mais justiça na divisão do bolo tributário entre prefeituras, estados e União.

 

"Nós precisamos de soluções cada vez mais criativas, inovadoras, para fazer mais com menos", disse. Desde o início da crise financeira do país, os municípios vêm sofrendo com falta de caixa. A origem do problema é mais antiga, com o aumento de atribuição do ente municipal e diminuição do repasse.

 

Outra razão é a baixa atividade econômica do país. "Eu acho que nós vamos passar por essa fase quando vier a Reforma da Previdência", aposta Ponticelli. Enquanto o resultado positivo não vem, as prefeituras ficam em alerta para cortar custos e encontrar meios de aumentar a arrecadação.

 

Outra reforma, a tributária, tem efeito inverso nos prefeitos. A estimativa da Fecam é de que o texto aprovado pela Câmara dos Deputados, de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), provoque redução na receita com ISS. "Não queremos essa reforma", adiantou ele. "Eu quero ver a proposta do menos Brasília mais Brasil, eu quero ver a proposta do Paulo Guedes", afirmou.

 

O Congresso de Prefeitos é uma oportunidade de convergir as demandas. O evento, que acontece de terça a quinta-feira (24 a 26) em São José, na Grande Florianópolis, discute cases de sucesso, troca de experiências, e informações.

 

"[Ser prefeito] é uma experiência dura, é muito desafiador, por conta de um modelo de pacto federativo que faliu e tem que ser reconstruído", disse. "O cidadão quer resolver o seu problema. Ele não quer saber se é competência é do ente A, B ou C. Ele quer que resolva. Como o município está mais perto, é dele que ele cobra", afirmou o presidente da Fecam.

 

Segundo ele, uma alternativa é a formação de consórcios. A ideia é que os municípios atuem em conjunto para ofertar serviços públicos em maior escala e com redução de custos. Quatro ou cinco cidades podem se unir para manter uma casa de apoio ao adolescente infrator, exemplifica.

 

A abertura

O secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, representou o Executivo e reafirmou o desejo de fazer um governo municipalista. Citou as iniciativas de redução de custos e investimentos em infraestrutura promovidas pela gestão Moisés. "Mais do que falar, criamos a central de atendimento ao município", disse.

 

O deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) representou a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e atestou o problema federativo. Chamou de "pirâmide perversa" a distribuição de recursos entre os entes e disse que o problema iniciou na Constituição de 88. "Passam tarefas e não passam o financeiro. Passam o ônus e esquecem o bônus", afirmou.

 

A anfitriã do evento e prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, afirmou que "todos somos iguais, não importa o tamanho do município, sempre temos problemas em comum". Ex-presidente da Fecam, a prefeita disse que mais do que palestras e programação, o evento é um momento único para promover união entre os gestores municipais.

 

Participação

O presidente da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC), José Roberto Deschamps, e a vice-presidente da entidade para a Grande Florianópolis, Daiane de Abreu Rodrigues, prestigiaram a cerimônia de abertura do Congresso. As entidades têm reivindicações semelhantes. Tanto a Fecam quanto a Adjori/SC carregam a bandeira da descentralização.

Fonte: Murici Balbinot - Cordenador de redação

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande