ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Cuidar de quem cuida: Grupo Mão Amiga, da Coopera, completa 5 anos de atuação

Cidades

há 8 meses


03/09/2023 08h00 - Atualizado em 01/09/2023 16h36


Encontros ocorrem no bairro Morro Estevão, em Criciúma, e buscam integrar cuidadores



Criciúma - Desde 2017 a rotina de quem tem como profissão cuidar de enfermos, idosos ou pessoa com deficiência mudou no bairro Morro Estevão, em Criciúma, e comunidades próximas. De uma ideia que nasceu das próprias cooperadas em um Grupo de Trabalho da Coopera, nasceu o projeto Cuidando do Cuidador, que consequentemente deu origem ao Grupo Mão Amiga.

 

Algum tempo depois em Forquilhinha, inspiradas pela ideia da cidade vizinha, surgiu também o Grupo Arte de Cuidar. Ambos têm o mesmo objetivo: reunir, valorizar, transmitir novos conhecimentos e com isso cuidar de quem cuida. "Ser cuidador é uma atividade que exige uma entrega física e mental muito intensa", contextualiza Josi Jacques, coordenadora do setor de cooperativismo da Coopera, situado no Espaço Integra Coopera.

 

Para a Scheila Rauber Ferreira o nascimento do grupo foi mais que oportuno. Ela participa do Mão Amiga há três anos, conciliando-o com a atividade de cuidar da mãe que tem 90 anos. "Já cuidei do meu pai que veio a falecer e agora assumi essa missão com a mãe. Eu faço de tudo para vir. É um tempo que tenho para mim, respiro um ar diferente e isso é maravilhoso", conta a cooperada.

 

A Olga de Bem Bernardo participa do Mão Amiga há dois anos e também enaltece o tempo que dedica ao encontro daquelas que chama de "amigas do Grupo". "É um tempo só para mim e isso tem sido muito bom", revela a participante.

 

Participando desde o início das atividades do Grupo, a cooperada e voluntária Nete Dagostin, conta que o apoio oferecido às cooperadas cuidadoras é realizador. "Buscamos sempre trazer profissionais que trabalhem as áreas física e corporal, mas sobretudo o emocional dos participantes. Quando recebemos o áudio de uma cuidadora dizendo que o abraço dado no grupo mudou o dia dela, é muito gratificante", finaliza Nete.

 

O sucesso do Projeto Cuidando do Cuidador reafirma o olhar da Coopera para o bem estar do cooperado. "Vai muito além de entregar energia, soluções elétricas e internet com qualidade para os cooperados. A cooperativa existe para olhar integralmente para os donos desta empresa que é da comunidade", completa Walmir Rampinelli, presidente da Coopera.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande