ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Aos 80 anos ele divide o tempo entre jogar Xadrez, cuidar das plantas e pescar

Cidades

há 9 meses


23/07/2023 15h00 - Atualizado em 21/07/2023 11h19


Quem não gostaria de chegar aos 80 anos com uma boa memória e saúde suficiente para fazer o que se gosta não é mesmo?

E é isso que seu Inácio Rzatki faz, com 80 anos ele divide seu tempo participando de torneios/campeonatos de xadrez, cuida de suas plantas, do quintal de casa e ainda gosta e tira um tempinho para sair para pescar.

Um senhor muito alto astral, sorridente, sempre vendo o lado bom das coisas, com uma memória invejável ele fala de datas e conta histórias.

Se formou no Ginásio na antiga escola rural em Osório/RS. Se formou como professor rural em 1962. E ele conta que a turma ainda se reúne com frequência para conversar e dar boas risadas.

Natural de Jacinto Machado, ele se criou na comunidade de Pinheirinho/Rio de Dentro.

Trabalhou muitos anos na parte administrativa da Prefeitura de Jacinto Machado, onde acabou se aposentando.

Quando jovem gostava muito de futebol e estava sempre envolvido, inclusive segundo ele, junto com outros amigos fundaram o Gávea Tênis Clube.

É casado com Maria das Graças Lessa há 50 anos, na qual eles têm 3 filhos.

 

“A vida é um constante aprendizado”

 

Na década de 90, já aposentado com 50 anos ele resolveu aprender a jogar xadrez. E hoje aos 80 anos exibe em sua sala com orgulho os troféus e medalhas que já conquistou.

Segundo ele é um jogo que ajuda a desenvolver a memória, concentração e desde que aprendeu não parou mais de jogar. Hoje aos 80 anos participa de torneios e campeonatos.

“Estou participando de um campeonato que termina em outubro lá no município de Sombrio. Jogamos uma partida a cada 15 dias. O mais curioso é que são sempre com jovens que eu disputo, mas estou sempre ganhando. Até acredito que sou o mais velho”, conta ele sorrindo.

Para ele é um passatempo, um aprendizado constante ao longo da vida. “Sempre temos que estar fazendo alguma coisa, ou ter algum projeto, plano ou até mesmo um sonho, independentemente da idade. Não é porque tenho 80 anos que preciso ficar parado esperando a vida passar. Temos sempre que pensar, o que eu vou fazer hoje? E se pensar bem sempre temos o que fazer”, completa seu Inácio.

 

Além do Xadrez e da esposa, ele tem duas outras paixões: pescar e cuidar das suas plantas

 

Ele mostra com orgulho o orquidário com mais de 500 orquídeas de várias espécies, que dividem o espaço com centenas de tipos de Rosa do deserto. Mudas que ele compra e vai fazendo enxerto e cuidando. Além de outras plantas. “Aqui é dividido, tem muitas plantas, mas eu cuido das minhas e minha esposa cuida das dela”, destaca seu Inácio.

Além disso nas horas vagas ele gosta de ir com amigos no Rio Mampituba em Torres para pescar. “São coisas que eu amo fazer, jogar xadrez, cuidar das minhas flores e pescar. Passa o tempo, distrai e me sinto realizado”, conclui esse jovem senhor com uma vitalidade de dar inveja.

Fonte: Da Redação - Mariane Rodrigues

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande