ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Equipe do Geoparque da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul traz geólogo para capacitar e mostrar os riscos geológico

Cidades

há 11 meses


25/05/2023 17h01


O município de Timbé do Sul possui diversos históricos geológicos e de intempéries, como as vivenciadas em dezembro de 1995 e março de 2023.

 

Conhecendo a necessidade, o Geoparque da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, Serviço Geológico do Brasil e Defesa Civil de Timbé do Sul trazem para o município a capacitação sobre percepção de risco geológico, com o geólogo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenador executivo da Divisão de Geologia Aplicada do Serviço Geológico do Brasil – DIGEAP (SGB-CPRM), Anselmo de Carvalho Pedrazi.

 

A capacitação ocorrerá na quarta-feira, 31 de maio, das 13:30hs as 16:30hs, na Câmara de Vereadores de Timbé do Sul. “Nós estamos divulgando esse evento especial para profissionais que representam as Defesas Civis Municipais, servidores públicos em geral, além de trade turístico e membros da comunidade interessados”, declarou o diretor executivo do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, Gislael Floriano.

 

Dentre os temas trabalhados estarão a cartografia de riscos geológicos e cartas de suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa e inundações. “É de suma importância a participação de todos nessa capacitação, uma vez que Timbé do Sul está inserido numa área que ocorrem diversos eventos climáticos”, alertou o coordenador da Defesa Civil de Timbé do Sul, Evandro F. Amandio.

 

Ainda reforçando a importância da presença, a Defesa Civil Municipal pede que o trade turístico não deixe de estar presente na tarde de capacitação. “Timbé do Sul hoje tem 50 áreas de risco entre inundação, enxurrada e deslizamentos. Temos grande procura para a construção de pousadas. Pedimos que o trade e interessados no assunto não deixem de participar da capacitação e sempre levem em consideração estas áreas de risco geológico, deslizamentos e enxurrada porque estamos numa zona de transição e formação. É de suma importância que os moradores e os que frequentam o município, através do turismo, se capacitem para estar a frente destes desafios proporcionados pelos eventos climático, para saberem lidar na situação de risco”, destacou Evandro.

 

O evento é gratuito e apresenta vagas limitadas. Venha participar deste momento e se capacitar. Inscrições no https://forms.gle/4sckRopkNjnZqBgr7

 

Fonte: Foto: Viva Timbé, Texto Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timbé do Sul

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande