ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 90,00

ANUAL R$ 160,00

(48) 3535-1256


Cooperja acompanha colheita de arroz e atesta a qualidade das sementes e grãos

Agro Noticias

há 2 meses


29/02/2024 09h50


E foi dada largada para colheita do arroz. Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do Brasil e se destaca em produtividade. Na safra passada (2022/23), a produtividade média ficou em 8.603 Kg por hectare. A safra passada foi um recorde de produção e produtividade, ou seja, a maior quantidade produzida e maior produtividade já registradas no estado.

 

Entretanto na safra 2023/24 ocorreram precipitações de chuva mais elevadas e frequentes, principalmente na fase de plantio, com níveis acima da média histórica, devido a atuação do fenômeno El Niño. O estado deve produzir 1.183.300 toneladas do grão na safra 2023/24, com uma produtividade média de 8.105 Kg por hectare. A área plantada prevista é 146 mil hectares, conforme a Conab.

 

"Tivemos uma safra com muitas adversidades climáticas e muitos dias com nebulosidade. Apesar de tudo é louvável todo capricho e dedicação de nossos associados e produtores de sementes juntamente com os profissionais da UBS acompanhando, para no final colher uma boa semente que entrega no campo um bom resultado", elogia o Gerente da UBS, Celito Mezzari.

 

Santa Catarina também é um importante estado produtor de sementes de arroz, com produtores organizados por meio da Associação Catarinense de Produtores de Sementes de Arroz. A Acapsa conta com 16 associados, com predominância de produção de cultivares desenvolvidas pela Epagri.

 

Na propriedade da família Manenti, apesar das condições adversas  durante o plantio do arroz, o clima favorável ajudou na colheita. Kelvin e o pai Leocir são produtores de sementes para a Cooperja e falam de todo atendimento na certificação. "A Cooperja sempre nos apoia e ajuda nas melhores técnicas de manejo para atingir bons resultados, com frequência eles acompanham a área para atestar a qualidade do grão e das sementes produzidas, com isso dando maior segurança e certificação na escolha da semente da cooperativa que é uma das melhores", destaca Kelvin.

 

‌Arroz de qualidade

 

Para destacar ainda mais o trabalho dos agricultores, 40% do arroz industrializado em SC, está em processo ou já é certificado, com o Selo de Conformidade Cidasc (SCC). E a Cooperja já possui esta certificação, entregue recentemente pela presidente da Cidasc em solenidade no campo agroacelerador.

 

O SCC é uma certificação de processos: a empresa implementa um Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos (SGSA) e passa por auditoria. Aprovada, recebe o selo. O Selo de Conformidade Cidasc indica para o consumidor que aquele produto é feito seguindo padrões de higiene e qualidade e que é seguro para o consumo.

 

Para o presidente Vanir Zanatta a safra iniciou com grande expectativa, pois a lavoura foi desenvolvida em clima bastante adverso. Extremos de chuva, frio e calor. Porém a região sul de SC, onde se concentra 60% do plantio do cereal, as lavouras estão bonitas, no início veio um produto mais fraco, agora já melhorou e seguimos recebendo. Quanto ao Selo Cidasc, já vínhamos trabalhando com regras e testes diários na industrialização, para carregar aos clientes um produto testado e aprovado. Agora com a participação dos profissionais da Cidasc, que revisaram e ajustaram nossos processos, estamos ainda mais seguros de nosso produto final", destaca Zanatta.

 

A Cooperja se preocupa do plantio a colheita, e acredita que todas as etapas precisam ser bem conduzidas, para isso disponibiliza capacitação e profissionais. E os agricultores são nossos aliados nessa caminhada, buscando produtividade, qualidade e segurança em toda cadeia produtiva.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2024 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande