Saúde
Trabalhadores entram em greve no Hospital Materno Infantil de Criciúma
Saúde
há 1 mês
05/02/2026 13h30

Trabalhadores do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) de Criciúma entraram em greve na manhã desta quinta-feira, dia 5. A paralisação é motivada por salários atrasados, falta de pagamento do vale-alimentação e do vale-transporte, além de outras reivindicações trabalhistas.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e região (Sindisaúde), Cléber Ricardo da Silva Cândido, os problemas também estão relacionados a atrasos do complemento do pagamento do piso e FGTS. Além disso, determinados profissionais que estão de férias também não estão recebendo.
Cândido também afirmou que notificou a instituição sobre os problemas. “Em relação ao FGTS já discutimos, mas não recebemos. Já sobre o atraso no vale-alimentação, vale-transporte e complemento do piso, não tivemos respostas. Porém, o HMISC já foi notificado e está sabendo que nossa paralisação”, informou.
O Governo de Santa Catarina também já foi notificado. “Estamos com estes problemas há sete meses, sendo algo preocupante que vem acontecendo com frequência. O governo estadual está ciente disso. Ele paga os valores para o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), que faz à gestão do hospital, e deveria fiscalizar isso. Não adiante passar dinheiro e não ver o que está acontecendo”, reforçou.
#Anuncio_106
Confira a nota divulgada pelo Ideas nessa quarta-feira, dia 4:
A direção do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), de Criciúma, informa que o recurso federal, oriundo da Política de Complementação do Piso da Enfermagem (PEC), foi devidamente processado nesta data, não havendo que se falar em atraso no repasse ou no cumprimento dessa obrigação.
Quanto ao vale-alimentação, informa-se que o benefício encontra-se em fase de processamento para ser concuída ainda hoje. Em relação às alegações envolvendo depósitos de FGTS e repasses de empréstimos consignados, o Ideas esclarece que atua em estrita observância às normas legais e contratuais aplicáveis, mantendo rotinas internas de processamento, conferência e validação da folha de pagamento, com mecanismos formais de controle e rastreabilidade das informações necessárias ao cumprimento das obrigações operacionais.
Diante das informações recebidas, o instituto determinou a realização de verificação técnica dos fluxos envolvidos, incluindo a conferência dos dados de remessa e a interlocução com as instituições responsáveis pela operacionalização dos consignados, com o objetivo de assegurar que eventuais inconsistências administrativas, se existentes, sejam prontamente identificadas e tratadas de forma adequada. O Ideas permanece à disposição para prestar os esclarecimentos cabíveis por meio dos canais institucionais, observando rigorosamente a confidencialidade de dados pessoais e financeiros, nos termos da legislação vigente, especialmente a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Por fim, o instituto reafirma seu compromisso com a regularidade dos processos, com a transparência responsável, com o respeito aos profissionais e com a continuidade segura da assistência à saúde prestada aos usuários do Hmisc.
Recomendadas
Outras Notícias
Mais lidas do Mês
Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.
Ok Política de Privacidade
(48) 3535-1256
Rua Silvio Boff, 348 Bairro Paraguai
Jacinto Machado/SC - CEP: 88950-000
Copyright 1996 á 2026 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande