ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 95,00

ANUAL R$ 170,00

(48) 3535-1256


Horta produz legumes gigantes

Geral

há 12 anos


15/07/2013 15h00


Cenoura, aipim, repolho e couve-flor nasceram em um tamanho nada convencional

 

O agricultor, Ignácio Wessler, de 67 anos de idade, também conhecido como “homem do tempo”, teve boas surpresas em sua propriedade em São Bento Baixo, Nova Veneza. No terreno de um hectare, nas proximidades da Igreja de São João Batista, às margens do rio São Bento, o produtor colheu legumes que podem ser considerados gigantes.

 

As terras pertencem ao seu Ignácio desde 1996, onde ele plantava hortaliças em grande quantidade para vender aos supermercados da região. Com o tempo ele resolveu plantar em escala menor, porém com mais variedades. A venda é feita de porta em porta nas comunidades de Nova Veneza, onde o agricultor tem seus fiéis fregueses.

 

Na primeira semana deste mês de julho, o produtor colheu cenouras, que chagavam a pesar cada uma, cerca de 1 kg, enquanto o peso normal de uma cenoura grande chega a 350g. A maior couve-flor plantada por seu Ignácio está com aproximadamente 6 kg, uma normal fica em torno de 1,5 kg. O aipim da propriedade também cresceu farto, onde três pés juntos totalizam 40 kg. A maior cabeça de repolho ali encontrada tem 7 kg, enquanto um repolho normal não ultrapassa os 3 kg.

 

O agricultor acredita que os produtos gigantes ficaram assim grandes devido a terra ser boa. “Aqui nós temos a terra chamada de vargem. Quando o rio sobe e inunda suas margens, ele trás muita coisa boa para a terra. Eu só utilizo um pouco de adubo e uréia no plantio. Aqui eu não coloco nenhuma gota de agrotóxico, é tudo orgânico. Além do mais enquanto os mercados vendem as hortaliças e os legumes que são armazenados em câmaras frias, eu vendo tudo fresquinho, recém colhido, toda quinta, sexta e sábado. Sempre tenho clientes”, contou seu Ignácio.  

 

Quem ajuda a cuidar da terra é o agricultor aposentado Toninho Marangoni, de 69 anos. “Eu ajudo por prazer. As vezes venho aqui só para ver as plantas crescerem. É uma atividade onde passo um tempo muito agradável”, disse Toninho.

 

Seu Ignácio afirmou não querer parar de trabalhar na terra tão cedo, por ser um trabalho que ele gosta muito de fazer.

 

Na propriedade ainda são plantados melão, melancia, batata, cebola, milho, beterraba, tomate, moranga, cheiro verde, alface, e diversas outras variedades.

 

Durante a entrevista, seu Ignácio verificou que uma parte da terra onde ele planta batatinha inglesa estava mexida, possivelmente tendo sido alvo de furto. “É de indignar que pessoas venham aqui roubar de um aposentado, que passa trabalho para plantar e tirar seu sustento”, encerrou o produtor. 

Fonte: Vanessa Buss / Volta Grande

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2026 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande