ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 95,00

ANUAL R$ 170,00

(48) 3535-1256


Apae de Forquilhinha está sendo investigada

Geral

há 13 anos


06/12/2012 15h00


A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ( APAE) de Forquilhinha está passando por problemas na diretoria. De acordo com o presidente da confederação das Apaes de Santa Catarina, Júlio César de Aguiar, a diretoria foi substituída por uma interina por motivos de irregularidades na época de transição de posse da presidência da instituição.

 

Aguiar explica que a presidente empossada não poderia atuar no cargo, pois o esposo havia sido presidente por dois mandatos consecutivos. “ O estatuto da instituição não permite que isso ocorra, por isso quando o caso foi descoberto eles foram afastados”.

 

O presidente ainda diz que foi nomeada uma diretoria provisória para atuar no período de 180 dias, mas o período de permanência da diretoria pode ser prorrogado, dependendo do andamento do processo judicial.

 

Judicialmente o caso vai um pouco além. O promotor Gabriel Ricardo Zanon Meyer explica que também está sendo averiguados casos de irregularidades como desvio de patrimônio e recursos financeiros. “A diretoria está afastada temporariamente e não podem se candidatar ao cargo novamente, entretanto se o Ministério Público provar que não há improbidade administrativa eles poderão retornar ao cargo”, explicou o promotor.

.

 

Improbabilidade administrativa é o ato ilegal ou contrário aos princípios básicos da Administração, cometido por agente público durante o exercício de função pública.

 

Diretora interina da Apae de Forquilhinha

 

A diretora interina da Apae de Foquilhinha, Maria Neiva Mezari Borges, afirma que na época foi recebido denúncias  e resolveram, a pedido da federação do estado, criar uma comissão de ética e averiguar o que estava ocorrendo na instituição. “ A Apae é uma instituição séria e não pode ser mal falada ou criticada”, diz a presidente.

 

Neiva explica que o trabalho foi minuscioso. Ela diz que  conversaram com todos os funcionários da instituição para tentar entender o que estava acontecendo. “Tentamos obter informações sobre a instituição, o ensino e a parte administrativa e a partir daí fizemos o processo”, afirma.

 

A presidente interina, como foi nomeada pelos companheiros da comissão de ética, enfatiza que averiguaram as irregularidades que chegaram até eles, mas quem julga é a justiça “ Nós apenas cumprimos nosso dever de prestar ajuda nas investigações e levantamentos”, diz.

 

A nova diretoria titular será nomeada em assembleia, assim que a instituição de Forquilhinha estiver funcionando normalmente. A diretoria interina é composta por integrantes da Apae de Cocal do sul, Içara, Lauro Muller e Criciúma.

 

 

 

Fonte: Diego Colombo/Jornal Volta Grande

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2026 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande