ASSINE O JORNAL IMPRESSO

SEMESTRAL R$ 95,00

ANUAL R$ 170,00

(48) 3535-1256


A independência do Brasil e seu simbolismo

Geral

há 8 anos


07/09/2017 15h00


Hoje, dia sete de setembro é o dia da independência do Brasil. Neste mesmo dia, no ano de 1822, à beira do Rio Ipiranga, D. Pedro levantou sua espada e gritou: Independência ou morte! Depois disso, aos poucos o Brasil foi sendo reconhecido por outros países como um país independente.

A data hoje tem um simbolismo marcado e é lembrada todo ano por todo o Brasil. Desfiles cívicos, passeios ciclísticos e marchas são feitos nas cidades com a participação de escolas e entidades, além da população, para demonstrar seu patriotismo.

 

Sete de Setembro em Jacinto Machado

A cidade de Jacinto Machado realizou hoje pela manhã seu desfile cívico em comemoração a data. Participaram deste ato as escolas e creches do município, CRAS, Grupo da Terceira Idade entre outros.

As escolas e entidades presentes no evento apresentaram todos os projetos que desenvolvem conscientizando a toda população que acompanhava de coisas como a importância da reciclagem, de estimular a imaginação das crianças, do exercício físico e levantaram também alerta para doenças como a depressão, que vem aumentando seus números drasticamente nos últimos anos.

“A comemoração deste dia não pode se deixar passar, para ensinar as crianças a amar e respeitar a pátria. É missão dos adultos passar isso as crianças”, declarou Cleonice Fontana, secretária da educação do município. A secretária ainda agradeceu a todas as escolas pelo esforço e participação.

Para marcar a cerimônia houve ainda um teatro contando a história de Jacinto Machado através das etnias que colonizaram a cidade. Começando por índios, a apresentação foi encenando o que cada etnia fez. Os açorianos encenaram uma dança, seguidos por Italianos que mostraram os costumes de agricultura e dança. Logo após entraram os Poloneses e Alemães, todas as etnias devidamente caracterizadas. Ao final da apresentação, todas as etnias se uniram mostrando o que é Jacinto Machado, uma mistura de culturas e um povo hospitaleiro. Cada etnia da apresentação ficou por responsabilidade de uma escola. A encenação foi produzida por José Diego Hipólito, Jane Maria Marques, Elisabete Luiz e Bruna da Rolt.

“A independência do nosso país foi uma conquista de D. Pedro sentida por todos nós, é extremamente importante demonstrarmos nosso patriotismo e lembrarmos a data todos os anos”, relatou o prefeito da cidade, João Batista Mezzari (Gaiola).

Fonte: Jornal Volta Grande

Compartilhe esta notícia



Voltar


Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Copyright 1996 á 2026 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande