Menino de 2 anos que parece ter três meses intriga médicos
Geral
há 10 anos
29/08/2015 15h00

O caso de um menino de 2 anos de idade que tem o tamanho de um bebê de três meses intriga médicos de Joinville, no Norte de Santa Catarina. Matheus Blum nasceu em agosto de 2013 pesando 2,4 kg e medindo 47 cm. Hoje, pesa 4 kg e mede pouco mais de 60 centímetros.
“Fizemos vários exames, de tudo quanto é tipo. O menino não engorda, não vai pra frente. A gente não sabe mais o que fazer,” diz o motorista Everton Hellmann, pai de Matheus.
Logo que nasceu, com oito meses de gestação, Matheus foi submetido a uma traqueostomia, por conta da dificuldade de respirar. “Até os três meses ele foi bem, mas depois não cresceu mais”, diz a mãe, Angélica de Souza Blum, que precisou deixar o emprego em uma loja para se dedicar integralmente ao filho caçula – ela também é mãe de Erick, de 4 anos, que tem o desenvolvimento normal.
Chora e sorri
Matheus nunca comeu ou mamou – toda a alimentação é feita por sonda. Angélica conta que, apesar de não sentar nem bater palmas, Matheus chora, reconhece a família e sorri. “Não é como uma criança de dois anos, mas ele tem um desenvolvimento neurológico normal”, diz a mãe.
A equipe de cinco especialistas que atende o menino acredita que ele tenha uma doença genética. “A suspeita é de doença gênica, que algum dos seus genes possa estar alterado, o que faz com que o diagnóstico se torne muito mais difícil”, explica a pediatra Renata Gonçalves, que cuida do menino.
A família estuda a possibilidade de tentar um diagnóstico mais preciso em um centro de estudos genéticos de Porto Alegre. “Isso precisa ser muito bem investigado pra dar tranquilidade para essa família, que o que eles não têm hoje é isso”, diz a pediatra.
Para arcar com os gastos, as amigas de Angélica estão organizando uma feijoada beneficente na cidade. A família estima que, em dois anos, tenha gasto mais de R$ 100 mil com alimentação especial e exames. “Onde tiver tratamento no mundo, que possa descobrir o que o nosso filho tem, a gente vai atrás”, diz Angélica.
Recomendadas
Outras Notícias
Mais lidas do Mês
Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.
Ok Política de Privacidade
(48) 3535-1256
Rua Silvio Boff, 348 Bairro Paraguai
Jacinto Machado/SC - CEP: 88950-000
Copyright 1996 á 2026 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande