Câmara de Vereadores de Forquilhinha aprova reforma administrativa da prefeitura
Geral
há 11 meses
10/03/2025 20h46

A Câmara de Vereadores de Forquilhinha aprovou, na sessão desta segunda-feira (10), por sete votos a um, o Projeto de Lei do Executivo nº 007/2025, que implementa uma reforma administrativa na Prefeitura. O vereador Felipe Dordete (PP) foi o único voto contrário, rejeitando tanto a emenda corretiva quanto o próprio projeto de lei.
A principal mudança da reforma é a ampliação do número de secretarias, que passará de nove para 12, além da criação de novos departamentos. A reestruturação inclui a criação da Secretaria de Captação de Recursos, da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Esporte, que se desvinculará da atual Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte.
Um dos pontos destacados pela Prefeitura é que as secretarias da Fazenda e de Captação de Recursos serão ocupadas por servidores de carreira, garantindo continuidade e eficiência nos trabalhos. Além das novas pastas, a reforma prevê a criação de departamentos para a gestão do Aeroporto Diomício Freitas, cuja administração será transferida do Governo do Estado para o município, do Porto Seco, cuja construção está prevista para Forquilhinha, e dos parques e praças.
Votação e discussão
O vereador Felipe Dordete (PP) foi o único a votar contra o projeto e a emenda corretiva referente aos cargos de Coordenador de Educação Especial e Coordenador dos Serviços de Segurança e Medicina do Trabalho, alegando falta de debate sobre o tema.
O presidente da Câmara, Célio Elias (PT), defendeu a proposta, argumentando que o crescimento do município justifica a criação dos novos cargos. “Aeroporto, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e uma escola em tempo integral. Isso demanda mais profissionais. Os novos cargos são reflexo do desenvolvimento de Forquilhinha, e em 2025 serão investidos R$ 150 milhões no município”, destacou.
Projetos apresentados
Durante a sessão, também foram lidos e apresentados os seguintes projetos:
Projeto de Lei Complementar nº 002/2025 – Altera dispositivos da Lei Complementar nº 46, de 08 de janeiro de 2024, e dá outras providências.
Projeto de Lei PE nº 008/2025 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar contrato de comodato com a Diocese de Criciúma.
Projeto de Lei PE nº 009/2025 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar convênio com a Associação de Amigos do Centro Cultural Teuto-Brasileiro para realização da Heimatfest.
Projeto de Lei PE nº 003/2025 – Denomina rua Max José Berkenbrock a via pública que menciona e dá outras providências.
Projeto de Resolução nº 002/2025 – Cria o Troféu de Mérito Doutora Zilda Arns.
Indicações apresentadas
Os vereadores também apresentaram as seguintes indicações:
Indicação nº 016/2025 – Construção de lombofaixas e instalação de placas de sinalização na Avenida 25 de Julho – Vereadora Laísa da Silva Figueredo (PSDB).
Indicação nº 023/2025 – Criação de uma praça de recreação e lazer nas proximidades das ruas Chico Xavier e Albino Mariot, no bairro Santa Ana – Vereador Claudio Eyng (PSDB).
Indicação nº 024/2025 – Reforma e ampliação do Centro de Educação Infantil Aquarela do Saber, no bairro Santa Cruz – Vereadora Grasiela Camilo Cravo (União Brasil).
Indicação nº 025/2025 – Instalação de guard rail no trecho com curva acentuada da Rodovia Municipal João Francelino Machado, na comunidade de São Pedro – Vereador Édio D’Amorim (PSD).
Recomendadas
Outras Notícias
Mais lidas do Mês
Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.
Ok Política de Privacidade
(48) 3535-1256
Rua Silvio Boff, 348 Bairro Paraguai
Jacinto Machado/SC - CEP: 88950-000
Copyright 1996 á 2026 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande