Projeto leva memória, negritude, superação para escolas do Balneário Rincão
Educação
há 1 ano
20/11/2024 11h20

Na última segunda-feira (18), semana do Dia da Consciência Negra, duas escolas no município de Balneário Rincão, receberam um projeto que ajuda a resgatar as memórias do município e levar conhecimento para combater o racismo. O projeto “Noca na Escola”, contou a história de superação e de amor pela educação da moradora Joana Rosa dos Santos, ou simplesmente, Dona Noca.
Conforme a filha de Noca, Maria Leia dos Santos Botelho, de 71 anos, o Projeto, que foi contemplado pelo no Edital de incentivo a Cultura Aldir Blanc do Balneário Rincão, aborda a cultura negra, de maneira dinâmica e envolvente, utilizando diferentes formas de expressão cultural afro-brasileira, com foco no combate ao racismo. “Vamos compartilhar com as pessoas as memórias de infância de Dona Noca, suas conquistas, tudo o que ela passou aqui no Rincão”, comenta Dona Leia.
O projeto teve a participação de outros palestrantes e oficineiros, trazendo expressões culturais, cultura africana, história da cultura afro-brasileira na região, a história das tranças, relatos pessoais, passando pela abordagem sobre racismo. “O projeto não é apenas celebra a vida e as realizações de uma figura histórica importante, mas também educa e inspira os alunos a valorizarem a diversidade étnica, a combaterem o racismo e a apreciarem a riqueza cultural da comunidade afrodescendente do município”, comenta a neta de Noca, que é a produtora cultural e empreendedora, Gesislane Botelho, a Gesis, de 44 anos.
#Anuncio_106
Joana Rosa dos Santos (Professora Noca)
A professora Noca destacou-se na sociedade por conta da educação na década de 40 e 50. A professora chega ao Balneário Rincão transferida após ter a escola, onde morava com sua família, incendiada por ser alvo de racismo. Ela emergiu como uma figura pioneira na educação local, enfrentando não apenas o contexto de segregação racial da época, mas também o papel desafiador de ser mulher e mãe de seis filhos.
Seu casamento inter-racial, à frente do seu tempo, adiciona camadas de complexidade à sua história, destacando-a como líder e defensora da igualdade e da educação para todos. Conforme o relato de sua neta, ao se tornar a primeira professora negra do Balneário Rincão, Noca não apenas quebrou barreiras, mas também inspirou futuras gerações a perseguirem seus sonhos. “Sua história é um testemunho do poder transformador da educação e do impacto duradouro que indivíduos determinados podem ter em suas comunidades”, afirma Gesis.
Recomendadas
Outras Notícias
Mais lidas do Mês
Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.
Ok Política de Privacidade
(48) 3535-1256
Rua Silvio Boff, 348 Bairro Paraguai
Jacinto Machado/SC - CEP: 88950-000
Copyright 1996 á 2026 - Todos os direitos reservados - Jornal Volta Grande